Conecte-se a nós

Notícias

População se preocupa com falta de limpeza do rio Passo Fundo, no Bairro Sagrado Coração de Jesus

Published

em

Eleomar se preocupa com falta de limpeza no rio - Foto: Camila Paes

Quando chove, os moradores do Bairro Sagrado Coração de Jesus, na região próximo ao rio Passo Fundo, começam a ficar preocupados com a possibilidade de enchente. Essa já uma situação frequente, devido ao acúmulo de lixo, terra e vegetação nas encostas do rio.

O morador Eleomar Correia Hanzen, relembra que, em novembro do ano passado, a rua parecia uma continuação do rio e muitos vizinhos perderam parte dos móveis.

Na casa de Eleomar, por exemplo, as camas molharam e foi preciso jogá-las fora. Mas, os  vizinhos precisaram descartar guarda-roupas, armários e outros móveis. Ele, que mora há 40 anos na região, relembra que não era comum isso acontecer e percebe que se tornou mais comum nos últimos anos.

A falta de limpeza às margens do rio também preocupa os moradores, que relacionam isso com os problemas de enchente. Eleomar ressalta que foi realizada a limpeza somente de uma parte do rio. O trecho que permanece com vegetação alta e lixo, preocupa.

O secretário de Meio Ambiente, Euclides Mecabô, explica que foi realizada a limpeza da parte do rio em que foi solicitada pelos moradores. Ele acrescenta que foi com a comunidade até o local. As equipes da secretaria têm dificuldades de acessar os pontos onde é necessária a manutenção, já que há construções muito perto da margem, o que impossibilita a chegada das máquinas. Mecabô ressalta que é preciso orientar a população, porque um dos problemas daquele ponto, é o acúmulo de lixo na encosta.

Lixo bloqueia a água

O executivo da Defesa Civil, que é responsável por organizar as limpezas dos rios, Jean Felipe, explica que encaminhou ofício para a Secretaria do Meio Ambiente solicitando a mão de obra para a manutenção do rio.

Ele ressalta que o problema do Rio Passo Fundo é com as enxurradas e também com o lixo. Jean lembra que há duas semanas fizeram uma ação de limpeza no trecho, onde encontraram aparelhos eletrônicos e até animais mortos jogados no rio. Por isso, ele acrescenta que é importante a população está conscientizada que não se deve jogar lixo na água, para ajudar a evitar as enchentes.

 

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: