Conecte-se a nós

Notícias

Polícia Militar se prepara para manifestações rebeldes

Published

em

Figurantes jogaram tomates contra os policiais - Foto: Susana Küster

Manifestantes xingaram e jogaram tomates contra um pelotão de choque da Polícia Militar, no Loteamento Nova Lages, na tarde de sexta-feira. Eles também investiram contra uma viatura policial. A PM rebateu com tropa de choque e bombas de gás lacrimogêneo para dispersá-los. Mas tudo isso foi uma simulação para que os policiais saibam como agir diante de manifestações rebeldes.

Houve um movimento pacífico em que os policiais orientaram os manifestantes a saírem de uma rua de maior fluxo e irem para outra. O 1º tenente do grupamento de choque da PM, Felipe Oppenheimer, explica que os policiais foram preparados no curso para conter manifestações violentas, sem ferir os participantes. “O objetivo é manter a ordem pública para que o direito e de ir e vir das pessoas seja preservado.”

O curso de restauração e manutenção da ordem pública teve duração de 129 horas. É a primeira vez que a PM faz um treinamento deste tipo no Estado. Foram reunidos 35 policiais de várias cidades de Santa Catarina, para que depois repassem o conhecimento para seus colegas de batalhão. “Pode ocorrer situações desse gênero e toda PM precisa estar preparada.”

O Exército atuou junto com a PM, pois cerca de 50 soldados fizeram o papel de manifestantes. Para o 1º tenente, os policiais estão preparados, porém precisam se atualizar sempre. “Eles fizeram a parte teórica e prática. Mas o curso dá o caminho das pedras, nas unidades, eles precisam estudar e treinar.”

Em Chapecó, haverá simulação de policiamento durante jogo

Na segunda-feira (24), os participantes do curso farão a segurança do jogo Chapecoense X Fluminense, em Chapecó. Eles farão o reconhecimento da Arena Condá, listando as peculiaridades do local, incluindo os riscos e requisitos para liberação pela PM para as partidas oficiais.

Também haverá instruções sobre como devem ser planejadas e executadas as operações em Chapecó, pois a cidade gera demandas significativas com eventos, manifestações sociais e jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América.  

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: