Geral

Polícia dá dicas de como evitar ocorrências em casa

Published

em

Casas e comércios que fazem parte da rede possuem selo - Foto: Polícia Militar/ Divulgação

Através do Programa Rede de Vizinho, da Polícia Militar de Santa Catarina, a polícia tem conseguido reduzir as ocorrências em Lages. O programa funciona através de um grupo no WhatsApp, em que moradores e comerciantes de uma região trocam informações sobre suspeitos e ocorrências.

Em reuniões, a PM repassa informações que visam a coibir ocorrências policiais. Em 2017, a Rede, entre outras ações da polícia, auxiliaram na redução de 30% dos furtos e roubos se comparados aos dados de 2016.

O 2º tenente da PM, comandante da 1ª Companhia do 6ºBPM e coordenador da Rede de Vizinhos, Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior, frisa que é necessário o registro das ocorrências para que seja possível reduzi-las.

“Através dos registros é que teremos informações dos períodos de maior incidência e horários para facilitar o planejamento do policiamento no bairro.” Ele destaca que através do programa, que funciona em 66 dos 80 bairros de Lages, as ocorrências diminuíram.

O coordenador salienta que é preciso cuidado ao andar na rua, já que a oportunidade de acesso a bens é o que facilita o roubo. Por exemplo, caminhar na rua manuseando celular é uma atitude de risco e bastante frequente.

Ele não divulga qual bairro tem mais ou menos ocorrências porque afirma que isso é muito dinâmico. “Quando identificamos aumento de furto ou roubo, intensificamos o policiamento para reduzir os indicadores.”

Dicas para evitar furtos e roubos em casas

  • Fechar bem portas e janelas
  • Não deixar objetos de valor expostos no quintal das residências
  • Conhecer a vizinhança e avisar quando permanecer fora da residência por um período considerável
  • Não divulgar para pessoas estranhas rotinas de saída e chegadas à residência ou o que tem de objetos de valor
  • Antes de chegar à residência, verificar se não há alguém ou algum veículo suspeito seguindo.
  • Evitar guardar dinheiro, joias entre outros objetos de grande valor na residência.
clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com