Conecte-se a nós

Entretenimento

Pilates Clínico

Published

em

Foto: Agnes Samantha

A técnica que trabalha a mente e o corpo em conjunto é conhecida como Pilates.

Criada em 1920, pelo alemão Joseph Pilates, possibilita a correção muscular através de exercícios que tonificam, fortalecem e alongam o corpo. Os movimentos são realizados sem pressa e com bastante controle para afastar o estresse e o esgotamento.

O Pilates Clínico é uma adaptação dos movimentos de Joseph, composto de exercícios criados por fisioterapeutas para a reabilitação de pessoas com problemas na coluna, artrose, fibromialgia e outros problemas de saúde que podem ser sanados com o fortalecimento muscular e articular.

A técnica melhora a coordenação motora e a flexibilidade dos músculos e tendões.

A fisioterapeuta e pós-graduada em pilates Mariani Madeira Rodrigues, 27 anos, diz que não existe idade para a prática. Ela atende desde crianças de 5 anos até idosos de 84.

Cada paciente passa por uma avaliação com testes específicos e só depois ela traça o plano de exercícios.

Os movimentos priorizam o equilíbrio muscular e mental e na clínica onde faz os atendimentos, também acontece o acompanhamento psicológico.

“90% dos pacientes que terminam o pós-cirúrgico são encaminhados para o pilates,” comenta.

Também existem casos nos quais as pessoas procuram o pilates depois de terem realizado exercícios em academias sem acompanhamento de um educador físico, causando lesões.

Já as crianças geralmente realizam a técnica devido à má postura, causada em grande parte pelo uso abusivo das tecnologias.

Dona Maria Rodrigues tem 82 anos e está praticando o pilates com Mariani há cerca de 7 meses. Procurou o local para fortificar as pernas e aliviar a dor na coluna.

“Melhora muito, não sinto as dores que sentia antes. Muda a disposição e, se fico uma semana sem vir, já sinto a diferença.”

Os movimentos priorizam o equilíbrio entre corpo e mente, e além de auxiliar na boa postura, aumenta a capacidade de concentração e coordenação motora.

“Corpo parado causa lesão, o pilates pode ser feito para o resto da vida, sem interrupções, como prevenção,” finaliza Mariani.

*Fibromialgia: dor de origem desconhecida que ocorre nos tecidos fibroso e muscular de diferentes partes do corpo, especialmente das mulheres.

 

 

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: