Conecte-se a nós

Notícias

Pesquisadores internacionais fazem intercâmbio em Lages

Published

on

Foto: Suzane Faita

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) tem como meta melhorar, até 2020, a nota do mestrado em Educação. Atualmente, a nota é 3, e o objetivo é chegar a 5. Apenas duas universidades no Brasil possuem nota máxima nesse modelo de programa, que é 7. Uma delas é a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de onde vieram os três palestrantes do 3º Seminário de Cooperação Internacional: Experiências Educacionais, realizado ontem, em Lages.  

Os pesquisadores, Julio Velho, de Moçambique; Jennifer Cruz Marulanda, com nacionalidades colombiana e estadunidense; e Tyler James Olsen, dos Estados Unidos, falaram sobre as diferenças e semelhanças no ensino do Brasil e de seus países. Entre suas críticas está a forma como a educação acontece, com avaliações que visam apenas à nota e não à formação integral do estudante.

“A educação não é para avaliar as habilidades, mas para desenvolver as habilidades que as crianças têm”, afirma Jennifer. Tyler comenta que com o foco nos testes, falta tempo ao professor para ensinar. Sobre a visita a Lages, acredita que  o mais importante é “compartilhar experiências com pessoas de outras culturas e jeitos de viver e internacionalizar conceitos”. O doutorando da Unisinos, Julio Velho, dá aulas em um curso superior na área de Língua Portuguesa, com foco em Técnicas de Expressão. O maior problema enfrentado pelos educadores do seu país é que os estudantes chegam ao ensino superior com dificuldade na escrita e na leitura.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Uniplac, Mareli Graupe, explica que a realização desses encontros faz parte das ações do planejamento estratégico que visa melhorar a nota do mestrado em educação. Ano passado, foram realizados dois eventos e, neste ano, está marcado para o segundo semestre, o 4º Seminário Cooperação Internacional, no durante o 2º Congresso Internacional Conhecimentos Pertinentes para Educação na América Latina: Formação de Formadores (Edupala).

Comentários
Compartilhe

Notícias

Maioria da torcida lageana era para a Croácia

Published

on

Nem parecia que o Brasil não estava no final da Copa do Mundo. A torcida dos lageanos quase total para a Croácia, fez parecer que a equipe verde-amarelo estava jogando contra a França. No Lages Garden Shopping, ficou bem visível para qual time a maioria vibrava. Quando a França fez os gols, não se ouviam gritos de alegria, mas sim muitos lamentos. Quando os croatas marcaram, teve gente que deu pulo para festejar. Porém, a torcida não foi suficiente, o resultado foi de 4 a 2 para França.

Quase todos que foram assistir a final no shopping aproveitaram para almoçar. Quem comemorou muito, independentemente do resultado do jogo, foram os comerciantes, que correram para dar conta da demanda de atendimento.

O eletrônico autônomo, Flávio Velho, 56 anos e sua esposa Laura Lisboa planejaram o almoço de domingo com antecedência. Eles não pensaram duas vezes para assistir a grande final fora de casa, convidaram amigos, mas todos preferiram o conforto do lar. Ele conta que não pôde assistir os jogos do Brasil porque alguns clientes que não curtem futebol e muito menos o time brasileiro, chamavam ele para algum serviço. “Fiz questão de assistir hoje e torcer para a Croácia, pois eles nunca ganharam uma Copa”.

Casal torceu para a Croácia enquanto almoçava

Outro torcedor da Croácia era Dorvalino Pedro de Melo Filho. A escolha dele foi igual a de muitos. Pelos croatas nunca terem ganhado uma Copa e terem um desempenho bom, ele, como muitos, acreditava que mereciam a taça.

Praça de alimentação do Lages Garden Shopping ficou lotada

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Motociclistas morrem em acidente na BR-282, em Rancho Queimado

Published

on

Foto: Divulgação

Dois motociclistas morreram após um acidente de trânsito no quilômetro 70 da BR-282, em Rancho Queimado, após colisão entre as duas motos. Sendo uma com placas de Itajaí, e a outra com placas de Navegantes.  

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente aconteceu na tarde deste sábado (14). Suspeita-se que um dos motociclistas estivesse trafegando acima do limite de velocidade permitida. Com isso, teria perdido o controle da moto em uma curva, atingindo o condutor que trafegava em direção a Lages. 

Equipes do Samu, helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros, foram acionados, porém, não deu tempo de socorrer as vítimas. Os dois motociclistas morreram no local.

Ainda de acordo com informações, uma das vítimas fatais, estava vindo para o Motoneve. A PRF não divulgou mais detalhes sobre o acidente e nem a identidade das vítimas.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Polícia apreende mais de 31 quilos de maconha na BR-282

Published

on

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages, após dois meses de investigações, apreendeu 31 quilos e 750 gramas de maconha.

A droga era transportada em um Fiat Uno com placas de Correia Pinto. O carro foi abordado na madrugada deste sábado (14) na-BR 282, próximo a São José do Cerrito. Segundo a DIC, a droga é oriunda da cidade de Mundo Novo (MS) e seria entregue em Lages.

Foram presos em flagrante, Prudêncio Benitez Tonanez, de 54 anos,  morador do Estado do Paraná e Gutierres Zacarias Luis Américo, de 34 anos, que mora no Paraguai. 

Eles foram levados ao Presídio Regional de Lages.

Ainda de acordo com a polícia, os dois homens, responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. As investigações continuam a fim de identificar se há mais pessoas envolvidas no crime.

Segundo o delegado da DIC Sérgio Roberto de Sousa, nos últimos 30 dias a polícia de Lages, apreendeu aproximadamente 731 quilos de maconha, e as ações continuam para reprimir o tráfico de drogas na em Lages e região.

Participaram da ação, policiais da DIC e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©