Conecte-se a nós

Notícias

Parque Nacional terá novo traçado

Published

em

Mapa: Divulgação ICMBio

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal realizou uma audiência pública para debater o Projeto de Lei 10082/18, que propõe um novo traçado para o Parque Nacional de São Joaquim e altera seu nome para Parque Nacional da Serra Catarinense.

O parque, que engloba parte dos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici, foi criado em decreto de 1961.

O PL vai alterar o traçado do parque, tirando, por exemplo, o Ecomuseu e o Parque Estadual da Pedra Furada, que foram incluídos sem conhecimento dos proprietários, segundo a deputada federal Carmen Zanotto.

A mudança do traçado foi apresentada com dois projetos de lei, um pelos deputados na Câmara, e outro que está tramitando no Senado. Segundo Carmen, o que passar primeiro por todas as comissões será o válido. “A expectativa é que seja aprovado este ano. Com essa discussão encerrada, o plano de manejo fará com que o parque seja aberto e, assim, será economicamente viável para o turismo. ”

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os novos limites incluíram 38 edificações e excluíram 74 da área do parque. Não há informações sobre o percentual de áreas agropecuárias que o parque abrange hoje, segundo o órgão, foram indenizados 13 mil hectares e há uma área de 7 mil hectares de serra.

 

Área

O parque tem como atrativo, o Morro da Igreja com vista para a Pedra Furada. Com este atrativo, em 2017 se destacou como o 11° parque nacional mais visitado do país, com 119 mil visitantes. Oferece aos visitantes a possibilidade de realizar trilhas em meio à natureza com belas paisagens, tendo formado e capacitado 36 novos condutores de visitantes em 2018.

De acordo com o chefe do parque, Paulo Santi Cardoso da Silva, o local possui uma brigada de incêndio com seis servidores e, em maio, ofereceu um curso de seleção que contou com a participação de 30 interessados, que adquiriram novos conhecimentos em relação ao combate a incêndios.

O parque preserva a mata atlântica, abrangendo importantes formações de matas de araucárias, campos de altitude e matas nebulares. Contém importantes nascentes, como a do Rio Pelotas, formador do Rio Uruguai.

 

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais