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Parceria facilita acesso ao crédito para o agricultor

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Ato contou com autoridades estaduais, diretoria da Epagri, gerências do BB, agricultores e lideranças de São José do Cerrito - Fotos: Bega Godóy

São José do Cerrito abriga, desde ontem, o primeiro Correspondente Bancário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Coban) do Estado. Agora, o agricultor da região que precisar de financiamento terá um escritório municipal da Epagri para fazer suas operações bancárias. A cidade serrana foi escolhida porque tem a maior carteira de crédito anual de agronegócios: R$ 35 milhões entre Pronaf Custeio e Pronaf Investimentos.

Além de São José do Cerrito, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, São Joaquim e Urubici também contarão com essa nova plataforma. A intenção da superintendência do Banco do Brasil e gerência da Epagri é que, até 2018, Santa Catarina tenha 70 escritórios-piloto para facilitar o acesso ao Pronaf. A Epagri está presente nos 295 municípios catarinenses.

“O Banco adora emprestar, mas gosta de receber por isso realiza crédito de qualidade para ter o retorno no prazo” – Flávio Rohder
gerente do BB de São José do Cerrito

“As propostas poderão ser encaminhadas diretamente pelo correspondente. No escritório, o agricultor terá engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas à disposição para discutir o melhor investimento em seus empreendimentos”, explica o coordenador estadual de políticas pública da Epagri, Célio Haverroth.

O Banco do Brasil tem aplicado, em São José do Cerrito, R$ 35 milhões neste ano, e aproximadamente, R$ 30 milhões são direcionados para o agronegócio. “Esse agronegócio que temos aqui é diferenciado, pois é aplicado para o desenvolvimento sustentável da região que, embora bastante atrasado, tem um potencial gigantesco. A nossa ideia com essa parceria é ampliar a carteira de crédito do agronegócio em 20% e chegar aos R$ 36 milhões no ano que vem”, afirma o gerente do Banco do Brasil de São José do Cerrito, Flávio Júnior Rohde. “A Epagri tem uma capilaridade gigantesca no Estado. Além disso, nenhuma empresa conhece tão bem o agronegócio. Ela vai realizar crédito de qualidade e com aplicação real, promovendo o desenvolvimento, e é isso que a gente precisa: crédito de qualidade e retorno dos créditos no prazo combinado, para poder emprestar de novo”, acrescenta.

“O agricultor pode buscar financiamento para investir em equipamentos, no custeio das lavouras ou em criações” – Célio Haverroth
coordenador estadual de políticas públicas da Epagri

Para o diretor administrativo e financeiro da Epagri, Giovani Canola, essa nova modalidade de serviço vai facilitar a vida do agricultor, inicialmente, em 70 município-pilotos e, certamente, um serviço que será expandido para o resto do Estado. “Por isso, o Governo do Estado investe nos escritórios da Epagri, pois o principal objetivo de seus programas é o agricultor”, diz Canola.

“Ele precisa deste benefício, e desenvolver a sua propriedade para ter melhor qualidade de vida no meio rural” – Giovani Canola
diretor administrativo e financeiro da Epagri

Novo trator vai aumentar a produtividade da família Detânico

O agricultor Luciano Detânico Chaves, de 26 anos, fechou seu primeiro grande negócio. Foi o primeiro a utilizar os recursos do Pronaf. Ele financiou um trator agrícola semi-novo com menos de 10 anos de fabricação, por R$ 70 mil, e pagará em 8 anos. O contrato entre o Banco do Brasil e a Epagri, firmado nesta quarta-feira, deu a oportunidade ao jovem empreendedor de trocar uma máquina com mais de 30 anos por uma mais moderna. A nova aquisição chega a sua propriedade, localizada a oito quilômetros do Centro de São José do Cerrito, em quinze dias.

Luciano vai plantar soja nos 32 hectares, (seis hectares são do seu pai e o restante é arrendado). A máquina nova vai permitir gerenciar melhor o seu calendário agrícola. “Terei dois anos de carência. Tempo que terei para pagar a primeira prestação e farei isso com o que ganhar com a colheita”, explica ele ao lembrar que mesmo com o país passando por crises financeira e política, fez as contas e achou uma hora apropriada para se desfazer do velho trator. “Cabine com ar-condicionado. Ninguém se molha, passa frio ou se envenena na hora da pulverização. Tem traçado que puxa implemento maior, é hidráulico, são muitas vantagens”, afirma o agricultor ao descrever as caraterísticas da nova aquisição. “A tendência é só crescer com um trator desse”, completa.

Sonhos_ Faz tempo que o agricultor sonha em ter uma propriedade. Casado recentemente, já planeja adquirir um terreno por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, um programa também da Epagri.

Para ser beneficiário dos programas de agricultura familiar, deve-se utilizar mão de obra familiar, que deve predominar. Além disso, a renda bruta familiar anual deve ser de até R$ 360 mil por ano, com pelo menos 50% correspondentes à exploração agrícola.

Há 6 anos luciano investe na área rural

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Fecam defende liberação de fundo

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Foto: Alesc/Divulgação

Preocupada com a retomada do crescimento da economia nos municípios, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) se juntou aos pedidos do Governo do Estado de Santa Catarina e encaminhou ao Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES e ao Ministério da Fazenda, nesta quinta-feira, 15, uma solicitação de celeridade no processo de liberação dos recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2). A entidade também enviou o documento, assinado pelo presidente Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, ao Fórum Parlamentar Catarinense para que os deputados federais e senadores auxiliem nas tratativas de destravamento do financiamento.

A Federação entende que os recursos do fundo são estratégicos para a indução do desenvolvimento econômico e social, em prol da geração de renda, emprego, riqueza e ampliação da produtividade dos setores econômicos. “A capacidade de investimentos dos municípios catarinenses é cada vez menor. Entre 2006 e 2016, foi, em média, de 5% da arrecadação total. Isso reforça a importância do Fundam para que todos os prefeitos e prefeitas tenham condições de concretizar obras que são reivindicadas pela população”, observa Morastoni.

A entidade demonstra que com os recursos do Fundam 1, repassados efetivamente entre 2014 e 2016, houve um crescimento de 20,48% nos investimentos feitos pelos municípios, o que contribuiu para amenizar os efeitos da crise econômica sobre a renda e geração de empregos em Santa Catarina. Isso porque os investimentos em infraestrutura, destinação de grande parte dos recursos, são importantes para promover a ampliação e manutenção do crescimento econômico e desenvolvimento catarinense.

Fundam 2

O investimento previsto para a nova edição é de R$ 700 milhões. As áreas previstas para destino dos recursos são: infraestrutura (logística e mobilidade urbana); construção e ampliação de prédios nas áreas de educação, saúde e assistência social; construção nas áreas de desporto e lazer; saneamento básico; aquisição de equipamentos, veículos e materiais destinados aos serviços de saúde e educação; e aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários novos, fabricados em território nacional.

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Cidasc divulga chamada para contratação aprovados nos concursos de 2016

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Foto: Arte: Ascom/ Cidasc/Divulgação

O Diário Oficial do Governo do Estado de Santa Catarina publicou na edição do dia 8 de dezembro de 2017 a resolução n° 29/2017, que autoriza a contratação de 228 novos servidores para a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. Serão contratados 50 médicos veterinários e 178 auxiliares operacionais aprovados nos concursos 001 e 002 de 2016. A contratação será realizada de forma gradativa, sendo 50% do quantitativo em março de 2018 e os outros 50% em julho de 2018.

De acordo com o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, a contratação de médicos veterinários e auxiliares operacionais representa um reforço na equipe técnica da Cidasc, ampliando a capacidade do Estado de preservar a saúde pública, executar ações de sanidade animal e coibir entrada e disseminação de pragas e doenças nas lavouras e pomares do estado.

“Para manter o status de único estado do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação e o status de zona livre de peste suína clássica, precisamos de uma estrutura adequada e de técnicos capacitados. O Governo do Estado está cumprindo um compromisso que assumiu com o setor, garantindo as condições favoráveis para o fortalecimento e desenvolvimento da agropecuária catarinense”, disse Barbieri.

Médicos Veterinários

Os profissionais irão coordenar a execução dos programas sanitários nacionais e estaduais, orientar produtores e cidadãos, fiscalizar o cumprimento de normas, além de inspecionar produtos e subprodutos de origem animal e desenvolver atividades de educação sanitária. Os resultados dessas ações beneficiam diretamente mais de 200 mil produtores em Santa Catarina e garantem o acesso dos produtos catarinenses a mais de 150 mercados de consumo.

A diretora de defesa agropecuária, Priscila Belleza Maciel, explica que os profissionais nomeados vão se dedicar ao fortalecimento da Defesa Agropecuária em Santa Catarina. “O trabalho desempenhado pelos médicos veterinários garante suporte fundamental à sanidade dos rebanhos e à produção de alimentos seguros aos consumidores nacionais e internacionais”, conclui Priscila.

 

Auxiliares Operacionais

Uma das principais atividades realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em barreiras sanitárias nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. Este trabalho é realizado por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e pelos auxiliares operacionais.

Priscila destacou que este é um trabalho silencioso, mas de total importância para a manutenção dos status sanitário já conquistados e para avanço no controle e erradicação de pragas e doenças que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do Estado.

O sistema de barreiras sanitárias, funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, sete dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.

Veja a lista completa de aprovados e o processo de convocação no link.

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2017 com maior variação no volume de vendas

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Foto: Divulgação

O resultado do volume de vendas do varejo restrito – sem atividades de material de construção e veículos- foi o mais expressivo no país no acumulado de 12 meses, segundo o portal Economia SC.

Enquanto Santa Catarina avançou 13,5% nas vendas e 12,8% na receita nominal, o Brasil registrou 2,0% e 2,2%, respectivamente, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE na sexta-feira (9). Já o varejo ampliado teve alta de 14,3%.

O segmento que puxou os números positivos em 2017 foi o de hipermercados e supermercados (25%), no acumulado do ano, impulsionado pela queda na inflação dos alimentos, que trouxe mais poder de compra para as famílias. Na comparação com dezembro de 2016 a alta foi de 23,7%.

No acumulado do ano, dois setores que começaram a se recuperar foi o de equipamentos e material de informática, escritório e comunicação (24,2%), que amargaram um longo período de baixa nas vendas por conta da queda na demanda, e eletrodomésticos (10,0%), que começam a reagir com a melhora no acesso ao crédito. Já móveis (15,8%) e tecidos, vestuário e calçados (8,9%) encolheram em 2017. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, as particularidades do mercado foram essenciais para o estado ser um dos últimos a entrar e o primeiro a sair da crise.

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Salário-maternidade será pago automaticamente após registro da criança

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Foto: EBC/Divulgação

O processo de solicitação do salário-maternidade ficou mais simples. Agora, o benefício será concedido automaticamente após o registro do bebê no cartório, sem necessidade de ir a uma agência do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Para isso, é necessário que o cartório tenha enviado os dados para o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). A mãe pode conferir se pode ser beneficiada ligando para o número 135 ou tentando agendar o atendimento em uma agência pelo site do INSS.  O INSS também está implementando uma parceria, junto aos cartórios, para atualização dos dados maternos no momento do registro.

O 135 funciona de 7h às 22h, de segunda-feira a sábado. A ligação é gratuita quando efetuada de telefones fixos, ou tem custo de uma ligação para número fixo local quando feita de celulares.

O salário-maternidade é pago no caso de nascimento e também adoção de crianças, com duração de 120 dias. Para saber mais informações, acesse a página do benefício.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do INSS

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