Conecte-se a nós

Notícias

Pacientes devem apresentar caixa de isopor para retirar insulina na Farmácia Básica

Published

em

Foto: Cássia Shelen/ PML/ Divulgação

Para atender um Procedimento Operacional Padrão (POP) para transporte de injeções de insulina, a Farmácia Básica somente pode fazer a entrega do medicamento, se o paciente possuir uma caixa térmica ou de isopor. A determinação tem o objetivo de garantir a eficiência do medicamento e consequentemente a segurança dos pacientes.

“Como a medida ainda está em processo de adaptação, alguns pacientes não sabem, esquecem ou acham que temos disponível na Farmácia, mas é necessário trazer a caixinha para receber o medicamento,” explica a gerente de Medicamentos, Bruna Sviercowski.

A insulina, conhecida por ser usada no tratamento para Diabetes, é um medicamento injetável que deve ser mantido refrigerado de 2°C a 8°C, caso contrário corre o risco de perder seu efeito. “O risco é da injeção não fazer efeito e o paciente ter uma crise de hipoglicemia caso o medicamento não seja resfriado corretamente” adverte a gerente.

A caixa com cerca de 10cm, custa menos de R$ 5,00 e pode ser encontrada à venda em papelarias. O isopor mantém a insulina resfriada por um curto período, então é recomendado que o paciente retire o medicamento e o coloque na geladeira rapidamente. “É necessário compreender que a medida não serve para dificultar, e sim garantir a saúde daqueles que dependem do remédio diariamente” concluiu Bruna Sviercowski.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: