Conecte-se a nós

Turismo

Os parques nacionais americanos podem deixar suas férias inesquecíveis

Published

em

O parque Yellowstone é repleto em fenômenos naturais exóticos - Fotos: GB Imagem/Divulgação

Alguns parques nacionais americanos possuem a beleza majestosa das montanhas. Outros abrangem desertos áridos e assombrosos. Fontes termais e impressionantes quedas d’água brotam de alguns deles.

Outros se orgulham de abrigar espécies raras de plantas e animais. Esses parques preservam e protegem espaços naturais insubstituíveis, de caráter sagrado para índios americanos que um dia os percorreram livremente. Conhecer os parques nacionais dos Estados Unidos pode ser um ótimo roteiro para suas próximas férias.

Se você é fã de Zé Colmeia, o urso bonachão criado em desenho animado pelos estúdios Hanna-Barbera, em 1958, com certeza já ouviu falar do parque Jellystone, local onde Zé Colmeia, Catatau e sua turma vivem inúmeras e atrapalhadas aventuras.

Na realidade, Jellystone é uma imitação caricaturada do famoso parque nacional de Yellowstone. Esse, e outros parques são muito conhecidos pelo povo americano que os frequentam para ficarem mais perto da natureza e literalmente fazem piqueniques, como aqueles que aparecem nas animações de Zé Colmeia.

Nenhum outro lugar da Terra possui uma atividade geométrica comparável à do parque nacional Yellowstone. O parque, com um milhão de hectares de florestas densas, espalhadas principalmente em Wyoming, é repleto em fenômenos naturais exóticos.

Em média, o gêiser Old Faithful entra em erupção a cada 79 minutos, lançando milhares de litros de água fumegante para o ar. As erupções do gêiser Steamboat são menos periódicas, mas esse lança sua fumaça a 120 metros de altura.

A maior fonte quente do parque é a Grand Prismatic. Os anéis amarelos e laranjas que circundam o centro azul-escuro dessa fonte lembram um arco-íris. Mais adiante, erguem-se as plataformas de calcário das fontes termais Mammoth e o cânion do Rio Yellowstone, no qual a água se agita furiosamente entre as paredes de rocha amarelo-dourada.

São mais de 10 mil fontes termais espalhadas por Yellowstone, para encher os olhos de qualquer visitante. Em 1872, o Congresso Americano aprovou a transformação da área em parque nacional, o primeiro do mundo destinado oficialmente a esse fim.

Hoje, o parque recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano, atraídos não só pelos gêiseres e fontes termais, mas também pela ampla variedade da vida selvagem.

Em média o gêiser Old Faithful entra em erupção a cada 79 minutos, lançando milhares de litros de água fumegante para o ar. As erupções do gêiser Steamboat são menos periódicas, mas esse lança a sua fumaça a 120 metros de altura, mas são atrações obrigatórias em Yellowstone

Comentários
Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais