Conecte-se a nós

Negócios

Órion Parque viabiliza projetos inovadores

Published

on

A unidade está instalada no Bairro São Francisco, em Lages - Foto: Andressa Ramos

Quando se fala em parque tecnológico, imagina-se um ambiente com máquinas e computadores, porém, em Lages, o Órion Parque vai além e contribui para o desenvolvimento de empresas e estimula a inovação tecnológica na Serra Catarinense.

Quem tem a ideia de começar o próprio negócio e não sabe como, pode contar com a assessoria de empresas do Órion e, até, instalar a empresa dentro do parque.

Exemplo disso é a Melhore Consultoria Empresarial, primeira empresa a ser incubada no Órion. Os sócios Rafael Silva Clauberg e Emerson Lourenço criaram a empresa no fim de 2015, mas quando souberam da inauguração do parque tecnológico, em junho de 2016, decidiram participar do processo de incubação.

“Já atuávamos com consultoria desde o início do negócio, quando percebemos que um centro de inovação se tornaria realidade na nossa região, nos sentimos muito empolgados e decidimos fazer parte desse marco histórico. Nós estamos vinculados ao Órion por termos um projeto inovador, este projeto vem desde o início da empresa, porém não sabíamos se poderia se tornar realidade. No Órion, encontramos a possibilidade de viabilizar esta ideia através de toda a assistência que nos é oferecida. Temos uma sala ampla a um custo extremamente baixo, internet, sala de reuniões e uma visibilidade muito importante, tanto para a Melhore quanto para qualquer negócio em sua fase inicial”.

Assessorando outras empresas que já trabalham no Órion, eles modificaram a proposta de trabalho e, além disso, modificaram a marca da própria empresa. Hoje, atendem cidades de todo o Estado.

A Melhore Consultoria Empresarial, como outras incubadas, podem permanecer por dois anos nas instalações do Órion, pois é o período que tem para se desenvolver. Depois disso, as empresas têm mais dois anos para desenvolver e executar um projeto de inovação.

Rafael é sócio proprietário da empresa Melhore

Conhecendo mais o Órion

Quem pode usar o espaço?

O Órion Parque, sendo um espaço público, do Governo estadual, pode ser usado por todos que buscam desenvolver projetos inovadores, sendo de base tecnológica ou não, e contar com as assessorias e mentorias disponíveis. Além disso, o espaço físico do Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira, seus auditórios e demais estruturas, estão disponíveis para locação e utilização – seja diária ou mensal.

Resultados

O Órion Parque Tecnológico, sendo o primeiro de uma rede de 13 Centros de Inovação que serão desenvolvidos pelo governo estadual, tem trazido grandes resultados para a região serrana. Prova disso são os números de eventos, iniciativas e ações desenvolvidas:

Desde de janeiro de 2017, foram mais de 230 eventos, entre iniciativas, capacitações, workshops, atividades de formação e encontros.

Através do Gênesis, o Núcleo de Projetos, Negócios e Propriedade Intelectual do Parque, são efetivadas ações para dinamizar e incentivar o empreendedorismo na região, fomentando negócios em fases iniciais de operação e ajudando a explicar para os novatos como tirar ideias do papel.

Projetos e iniciativas desenvolvidas

ÓrionLab

O Órion lançou em novembro passado o edital ÓrionLab. A proposta dessa modalidade é facilitar o acesso para ideias inovadoras que não tenham projeto ou modelo de negócio em fase avançada.

Esta modalidade será uma oportunidade para quem tem apenas a ideia crua, mas que quer transformá-la em realidade. A proposta, basicamente, é fomentar o empreendedorismo na nossa região e ajudar aqueles que ainda não tem experiência, mas tem força de vontade de aprender a amadurecer seus projetos.

O ÓrionLab é um ambiente no qual a empresa se instala fisicamente no Centro de Inovação do Órion Parque e utiliza a infraestrutura e os serviços oferecidos, durante um período de no máximo doze meses, para receber suporte para transformar ideias em projetos para ingresso nos editais de residência do Órion Parque, que podem ser de três modalidades distintas:

Incubadora (Residência)

Modalidade na qual o Órion auxilia empreendimentos em fases iniciais, oferecendo suporte por meio de disponibilização de infraestrutura por período limitado e serviços em áreas como marketing, finanças, recursos humanos, jurídica, contábil, entre outros.

Inclui acesso a uma rede de provedores de serviços especializados, instituições financeiras, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Neste dital do ÓrionLab a incubadora estará a serviço, prioritariamente, de empresas inovadoras

Projetos Inovadores

modalidade na qual a empresa se instala fisicamente no local destinado aos Projetos Inovadores do Centro de Inovação do Órion Parque, e utiliza a infraestrutura e os serviços oferecidos, além de serem modelos para empresas incubadas e apoiarem no desenvolvimento e sustentabilidade do Centro de Inovação.

Pesquisa & Desenvolvimento Experimental – PD&I

Modalidade na qual o trabalho criativo, empregado de forma sistemática, com o objetivo de aumentar o volume de conhecimentos, abrangendo o conhecimento do homem, da cultura e da sociedade, bem como a utilização desses conhecimentos para novas aplicações,são valorizadas.

Classificam-se como PD&I a construção e o teste de um protótipo, cujo seu objetivo principal é a realização de melhorias (resolução de incertezas científicas ou tecnológicas, evolução, novos conhecimentos).

Essa é geralmente a fase mais importante do desenvolvimento experimental. Um protótipo é um modelo original (ou situação de ensaio) que inclui todas as características técnicas e desempenhos do novo produto ou processo.

A aceitação de um protótipo frequentemente significa que a fase de pesquisa e desenvolvimento experimental está concluída e as demais fases do processo de inovação terão início.

O desenvolvimento de software é classificado como PD&I se o software incorpora os progressos científicos e/ou tecnológicos que levam a um enriquecimento do conhecimento.

O edital do programa ÓrionLab pode ser encontrado no site. São aceitas candidaturas diversas, sem levar em conta períodos específicos com prazos delimitados. As propostas e ideias são avaliadas por uma banca de julgadores, com experiência no mercado, e avaliados de zero a dez, de acordo com critérios como perfil dos empreendedores, produto, serviço, processo e mercado.

Coworking

Um dos espaços no Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira, que poderá ser usados pelos residentes do ÓrionLab, é o coworking. O Coworking do Órion foi projetado para atender a todos os requisitos que um espaço assim deve ter: um ambiente totalmente diferenciado e projetado para a criação de novos empreendimentos.

Os benefícios de um Coworking tendem a ser o networking, colaboração, parceria, convívio social, amizades e o custo-benefício serem muito maior se comparado a alugar uma sala comercial.
A ideia já está tão difundida, que de acordo com estudos, há mais de 4 mil coworkings em funcionamento pelo mundo, e estima-se que só no Brasil existam mais de 100 escritórios adotando essa metodologia.

Comentários
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©