Geral

Operação Primavera para prevenção aos desastres

Published

em

Pela previsão de acumulado de chuva, Defesa Civil realiza operação de conscientização aos desastres por Santa Catarina - Foto: Andressa Ramos/ Arquivo CL

Outubro é um dos meses conhecido por ser chuvoso. E, neste ano, não será diferente, com a previsão de chuva próxima da média ou até acima do normal. Assim, com estes indicativos a Defesa Civil de Santa Catarina desenvolve a Operação Primavera que irá trabalhar com a conscientização da população sobre os desastres e como se prevenir. O técnico da Defesa Civil de Santa Catarina, Paulo Hames, explica que o objetivo é alertar a população sobre os riscos destes fenômenos. O propósito é preparar os moradores, por meio de encontros, para que saibam como se prevenir em meio a estes tipos de ocorrências.

Para o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, tudo indica que o mês de outubro será com chuva acima do normal. “Na primavera sempre se tem preocupação”. Os primeiros 15 dias de outubro já devem confirmar essa previsão de muita chuva. Tanto é que entre terça-feira (2) e quarta (3), o clima deve mudar e a chuva aparecer acompanhada do frio.

Entretanto, se Coutinho aponta chuva acima da média, a Epagri/Ciram explica que a previsão é de chuva próxima da média climatológica, com maior frequência na distribuição em outubro e início de novembro em todas as regiões do Estado.

A chuva no trimestre é causada, principalmente, pela passagem de frentes frias e Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio-Oeste. Em outubro, a atuação de ciclones extratropicais, próximos ao Litoral Sul do Brasil, ocorre com frequência, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que, muitas vezes, resultam em ressaca.

Na primavera, os temporais com granizo e ventania ocorrem com mais frequência em Santa Catarina. Os totais de chuva são mais elevados em relação aos meses anteriores, com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Mesmo frequente, podem ocorrer períodos de cinco a sete dias sem chuva.

Se há previsão de muita chuva para outubro e novembro, a Epagri também indica altas temperaturas para o período. A previsão é de temperatura acima a normal, sendo especialmente os meses de outubro e novembro, enquanto o mês de dezembro tende a ficar mais próximo da média. Ondas de calor com três a quatro dias de temperaturas altas serão esperadas durante a primavera.

Alguns episódios de nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, ocorrem nestes meses. Ressalta-se que na primavera, em áreas costeiras, o nevoeiro marítimo pode estender-se por mais tempo, da noite até parte da tarde do dia seguinte.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Operação Primavera para prevenção aos desastres | desastres

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com