Conecte-se a nós

Notícias

Oficial da PM palestra para idosos no Paraná

Published

em

Lages, 19 e 20/06/2010, Correio Lageano

 


As violências e os acidentes constituem 3,5% dos óbitos de pessoas idosas, no Brasil. Todo ano, morrem cerca de 13 mil idosos por acidentes e violências. O que representa uma média de 35 óbitos por dia, sendo que 66% são homens e 34% mulheres.

 


Os dados foram apresentados pelo tenente-coronel do 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Francisco Mendes, no primeiro Encontro para o Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa, em São José dos Pinhais, no Paraná. O evento na Academia Policial do Guatupê teve também palestras com os presidentes dos Conselhos Tutelares do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 


Pelo menos 150 pessoas participaram do evento, entre oficiais, cadetes e dos cursos de formação da Academia de Polícia do Guatupê. Pessoas da melhor idade receberam informações como a de que 10% dos idosos que morrem por violência são vítimas de homicídios. “E a maioria dessas vítimas são homens”, disse o oficial de Lages, lembrando que são elevadas as taxas de suicídio entre idosos. É de sete para cada 100 mil, duas vezes a média brasileira. Como nos homicídios, os homens se suicidam mais que as mulheres.

 


O encontro foi organizado pelo coronel da PM do Paraná, Roberson Luiz Bondaruk. Uma outra questão discutida pelos policiais foi a acessibilidade, sendo que o arquiteto Ricardo Mesquita apresentou modelos que permitem aos idosos deslocamento mais seguro.

 


No final do encontro, o coronel Roberson Bondaruk fez o lançamento de uma cartilha com dicas de segurança da pessoa idosa. Uma outra informação apresentada no encontro é de que em 70% das lesões e traumas sofridos, os idosos não comparecem às estatísticas. No Brasil há cerca de 93.000 idosos que se internam por ano por causa de quedas. Eles representam 53% das internações. As violências e agressões são 27% contra idosos e acidentes de trânsito 20%.

 


“Não basta termos os dados à mão. Temos de fazer algo pelos idosos e a segurança pública tem um papel importante para ajudar esta fatia importante da sociedade. Até porque, todos nós seremos idosos um dia”, comentou o tenente-coronel Francisco Mendes.  Foi a primeira vez que ele palestrou sobre este assunto no Paraná.

 

Foto: Divulgação

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais