Observatório Social apresenta devolutiva – CL+
Conecte-se a nós

Notícias

Observatório Social apresenta devolutiva

Published

on

Presidente do OSL Fabiano Ventura apresenta dados e resultados na reunião quadrimestral - Foto: Divulgação

Mantenedores, voluntários, cidadãos, colaboradores e conselheiros administrativos e consultivos do Observatório Social de Lages (OSL) participaram de reunião para devolutiva quadrimestral das atividades.

Foram apresentados números e as ações de cada uma das quatro frentes de atuação do OSL – Controle Social, Educação Fiscal, Empreendedorismo e Transparência. Dentre as ações de destaque estão as palestras e trocas de informações com alunos das escolas de Lages.

Outro destaque são os resultados gerados em economia para a cidade com o apontamento de fragilidades nos editais dos processos de licitação, assim como o acompanhamento das atividades do Legislativo. Esta parte de controle social ganhou ainda mais força a partir do início do acompanhamento das entregas dos produtos, bens e serviços adquiridos nos certames, trabalho feito por três voluntários.

Para Fabiano Ventura, presidente do OSL, a soma das ações com a prioridade pela transparência por meio da divulgação de todas as ações, seja na rede social oficial ou através das reuniões quadrimestrais ou relacionamento com a imprensa, têm reforçado os objetivos do Observatório. “Somos parceiros do poder público e nosso objetivo é apenas prevenir e garantir o controle social por meio da fiscalização do destino dos recursos públicos”, afirma Fabiano. O presidente também fez um apelo no sentido de convidar os presentes a divulgar o trabalho do observatório e convidar mais pessoas a o conhecerem.

 

Projeto Engenheiro Cidadão

Lançado em novembro, o projeto Engenheiro Cidadão é voltado para os acadêmicos do curso de Engenharia e Arquitetura, e visa ao acompanhamento das licitações de obras públicas do município de Lages. Juntamente aos voluntários do OSL e de professores da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer, na prática, os processos licitatórios, analisando projetos, editais e especificações técnicas, quantitativos de planilhas orçamentárias, entre outros aspectos técnicos cruciais para a qualidade das obras. O projeto já rendeu frutos e vários processos têm passado pela análise dos estudantes e profissionais.

Comentários

Notícias

Correios atrasam entrega de mercadorias e surgem reclamações

Published

on

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/ Divulgação

As entregas realizadas pelos Correios têm tido problemas com relação ao cumprimento de prazos, é o que afirmam os consumidores, que reclamam que as encomendas têm chegado com muito atraso e afirmam que o problema persiste desde o fim do ano passado.

Para não pagar as contas depois do prazo do vencimento, a dona de casa Leonilda Oliveira Gomes têm impresso os boletos através da internet. Faturas de cartão e telefone têm chegado na sua caixa de Correio quando está perto do vencimento das faturas do mês seguinte. “Já reclamei no 0800 dos Correios, mas nada mudou. E o pior é que às vezes tem que pagar juros das contas, porque elas não chegam no prazo de pagar”.

Os estabelecimentos também enfrentam problemas com a entrega. O vendedor de uma loja de acessórios de celulares, Luiz Gustavo dos Santos, afirma que o atraso maior aconteceu durante o fim do ano, próximo ao Natal. “As mercadorias que são importadas demoram ainda mais”.

Correios

Em nota, a assessoria de imprensa do órgão informa que está com problemas de transporte a partir de São Paulo, gerando alguns atrasos pontuais de encomendas, especificamente as econômicas (não-Sedex). “O período mais crítico já foi superado. A partir desta semana, a condição de transporte está se normalizando e devemos ter a melhoria dos prazos. A causa mais específica foi o descumprimento de contrato de fornecedor”, informa o documento.

O órgão afirma que o atraso foi mais sentido nas encomendas econômicas. “Mesmo assim, não baixamos de 60% de objetos entregues dentro do prazo em fevereiro. Nossa meta é voltar a 90% dos objetos econômicos dentro do prazo até 28 de fevereiro”.

Em relação ao Sedex, o órgão frisa que está normal, com mais de 94% dos objetos dentro do prazo. “Foram feitos, inclusive, plantões e horas-extras no tratamento da carga e na distribuição nos finais de semana de fevereiro”.

Os clientes que tiverem problemas específicos podem registrar sua demanda no telefone 0800-725-0100 ou no site www.correios.com.br

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Falta de visibilidade leva a cancelamento de voo em Lages

Published

on

Aeroporto de Lages - Foto: Divulgação

Cerca de 50 pessoas, que haviam comprado passagem para viajar a São Paulo na segunda-feira (19), não puderam embarcar em Lages. O voo da empresa Azul Linhas Aéreas foi cancelado por falta de teto. Esse argumento é usado quando nuvens ou neblina reduzem a visibilidade a ponto de atrapalhar a operação. O avião finalmente decolou às 10 horas desta terça-feira (20).

Inicialmente, os voos entre Lages e Campinas, em São Paulo, decolavam às 15h30. Agora foram transferidos para às 19h30. Esse é o primeiro voo que foi cancelado, ao menos que se tem notícia, mas a situação pode ficar crítica com a chegada do outono e do inverno. Nos meses mais frios do ano, serrações e tempo fechado são comuns na Serra Catarinense. O cancelamento pode se tornar uma prática e não a exceção.

Geralmente as pessoas utilizam o transporte aéreo porque têm compromissos com hora marcada. Um voo cancelado pode prejudicar o trabalho de anos, que empresários e lideranças fizeram para trazer o serviço para Lages. Quem sabe, agora, o horário dos voos seja revisto.

 

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Ainda há vagas de Mediotec em Lages

Published

on

Fernanda e Lucas estudam no Cedup Renato Ramos da Silva e têm a expectativa de concluir o curso já com uma colocação no mercado de trabalho - Foto: Camila Paes

Foi a possibilidade de sair do ensino médio já capacitado e direto no mercado de trabalho, que atraiu os jovens Lucas Fronza e Fernanda Muniz, 16, para o curso técnico de Biotecnologia no Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva. É com esse ideal, que as turmas dos cursos MedioTec vem atraindo cada vez mais alunos. Em Lages, instituições oferecem opções gratuitas para os interessados.

Uma das opções é o curso de Informática no Cedup Renato Ramos. São 50 vagas para estudantes de 15 a 19 anos, que estejam cursando o segundo ano do ensino médio regular em instituições estaduais. Com a matrícula gratuita e sem mensalidades, o estudante ainda recebe um auxílio de R$ 2,50 por aula assistida, podendo chegar ao valor de R$ 300 mensais. As matrículas se iniciam amanhã e vão até sexta-feira. As aulas, que acontecem no período noturno, começam em março.

No Cedup Industrial, ainda há vagas remanescentes no curso de Eletrotécnica. Neste curso, o aluno frequenta o ensino médio na instituição e no contraturno, frequenta o curso técnico. Estão disponíveis 15 vagas e as matrículas só serão encerradas quando não sobrarem mais vagas. Entretanto, as aulas já começaram e quem tiver interesse, deve procurar a instituição o mais rápido possível.

No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), não há mais vagas para este semestre. Entretanto, no meio do ano, será aberto o curso de Informática para Internet e Eletromecânica. Na instituição, as vagas são definidas por meio de sorteio e as inscrições são feitas pela internet. Todos os anos, o IFSC oferece os cursos MedioTec de Administração, Agroecologia, Análises Químicas, Informática para Internet, Mecatrônica, Biotecnologia e Eletromecânica. Também não há custos de mensalidade e a seleção é feita por sorteio.

No Cedup Renato Ramos são oferecidos os cursos de Administração e Análises Químicas e ainda poderá ser aberto o curso de Estradas, considerado pioneiro no País e inédito no Estado. Porém, a instituição aguarda decisão do Conselho de Educação do Estado, que irá deliberar essa semana sobre a possibilidade de abrir o curso. Thaís Agostini, coordenadora do MedioTec na entidade, ressalta que, assim que obtiverem uma resposta e for positiva, já iniciarão com as matrículas.

São oferecidas 80 mil vagas em todo o Brasil

Um dos principais programas da educação brasileira, o MedioTec 2018 promete ser um dos mais concorridos e com disponibilidade de vagas. O grande intuito do programa é incentivar o ensino profissional. Isso é feito através do ensino integrado e de cursos específicos. Anualmente, milhares de brasileiros são capacitados pelo MédioTec.

A intenção do Governo é criar uma categoria média, entre o ensino médio e a graduação, fazendo com que estudantes possam sair do ensino médio já com boas possibilidades profissionais. Se o ensino médio serve de base geral para o avanço nos estudos, o ensino técnico é muito mais prático e específico nas áreas de atuação.

Profissionais com ensino técnico apresentam ampla possibilidade no mercado de trabalho, tendo em vista que já saem com conhecimentos específicos e práticos, ou seja, aptos para a transição e entrada no mercado de trabalho.

São diferentes categorias de cursos, sendo que a maioria tem duração de 3 anos, em turno inverso ao do ensino médio, fazendo com que o estudante passe o turno matutino e vespertino estudando. Ao final dos três anos, são duas as formações. Os cursos não precisam ser realizados na mesma instituição, no entanto, é necessário que o candidato esteja matriculado no ensino médio.

 

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Clientes reclamam pela demora no atendimento na Caixa Econômica

Published

on

Por

Foto: Divulgação

Clientes da Caixa Econômica Federal estavam insatisfeitos com a demora no atendimento da agência do Centro, nesta terça-feira (20). Em alguns casos, o atendimento levou, em média, mais de 40 minutos.

A maior reclamação desses clientes é a falta de profissionais para atender na hora do almoço. Mas o gerente geral da agência, Tommy Pretto da Silva, explica que o tempo de espera é monitorado e, de acordo com a demanda, é feito o remanejamento dos funcionários para que agilizem os serviços, principalmente em horário de pico.

Dentre os serviços com mais espera estavam o Para Você e o Atendimento Expresso, dos quais o primeiro demorava em média 40 minutos. Quanto ao Expresso, a gerência não soube explicar o motivo da demora, mas iria averiguar.

Quando o Correio Lageano relatou sobre o caso, o gerente informou que acabara de colocar mais um profissional para atender, totalizando quatro atendentes, no início da tarde desta terça-feira (20).

De acordo com o coordenador do Procon, em Lages, Julio Borba, a lei 4.085/2015, que preconiza o atendimento de no máximo 15 minutos, vale somente para os caixas. “Se algum consumidor demora mais que o permitido na fila do caixa, pode efetuar a reclamação junto ao Procon”, explica.

Contudo, em relação aos outros atendimentos, a organização e o tempo de espera dependem de cada agência e instituição financeira.
Além da demora, algumas pessoas de idade relataram não receberem senha prioritária. Tommy explicou que ao retirar a senha, na entrada da agência, sempre é questionada a idade e a necessidade de senha especial, mas que também o cliente reforce que precisa de atendimento prioritário, para não acontecer situações como essa.

 

Comentários
Continue Lendo

Capa do Dia

Instagram

Facebook

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©