Conecte-se a nós

Notícias

Obra da Serra do Rio do Rastro não afetará o meio ambiente

Published

em

Em alguns trechos da serra, há deslizamento de terra próximo da pista - Foto: Defesa Civil/ Divulgação

O recurso de R$ 20 milhões para obras de melhorias na Serra do Rio do Rastro, entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, e a Serra Mar, que fica entre Orleans e Pedras Grandes, está liberado. O projeto foi feito pelo Deinfra e Defesa Civil e aprovado no Ministério da Integração, em Brasília. O edital de licitação tem previsão de ser lançado na semana que vem e as obras devem durar até um ano e meio.

Não há prazo para a obra começar pois durante o edital de licitação, alguma empresa que perder o processo pode recorrer. Estão mapeados 22 pontos que passarão por obras que visam a contenção da Serra.

“A durabilidade da obra é de longuíssimo prazo, não sabemos se será preciso manutenção, quem vai apresentar isso é a empresa que vencerá a licitação”, explica o coordenador regional da Defesa Civil, em Criciúma, Rosinei da Silveira.

Como será feita

Na parte debaixo da Serra do Rio do Rastro, onde é menos rochoso e mais arenoso, serão feitos blocos de contenção com muro de gabião (pedra) para evitar o desmoronamento da serra e desnivelamento da pista. Serão utilizados guindastes, alpinistas e helicópteros para fazer os trabalhos na parte de cima.

O plano é implantar parafusos de dois a três metros no interior das rochas e nelas serão colocadas cortinas atirantadas, que vão segurar possíveis deslizamentos. Também serão implantadas telas afiadas que irão suportar o deslizamento de pedras maiores.

Durante os trabalhos, poderá haver alterações no trânsito da rodovia. “Este material das cortinas, não afeta o visual da serra e também não inibe o crescimento da vegetação. O trabalho dará segurança e continuará sendo uma das rodovias mais belas do mundo”.

A Serra é o principal acesso entre o Litoral Sul de Santa Catarina e a Serra Catarinense. A estrada foi premiada internacionalmente, em função da sua beleza, e é considerada um dos principais pontos turísticos do Estado.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: