Conecte-se a nós

Notícias

Obesidade Infantil é um dos focos da Semana Saúde na Escola

Published

on

Foto: Cássia Shelen

A Secretaria de Saúde de Lages iniciou nesta segunda-feira (19 de Março), a Semana Saúde na Escola. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, e nesta edição tem foco na prevenção da obesidade infantil e o incentivo das atividades físicas. As ações serão realizadas, ao longo da semana, em cinco escolas da rede municipal de ensino, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A expectativa é que sejam realizados cerca de mil atendimentos para estudantes dos 7º, 8ª e 9º anos. “Fizemos um mapeamento, de forma a abranger as maiores escolas de cada região da cidade, mas todas as demais escolas e CEIM’s do município também serão contempladas através das Unidades de Saúde, que darão continuidade ao programa”, explica Lucieli Rech Capistrano, Gerente do Programa de Saúde.

A equipe multidisciplinar que atua no programa é formada por 20 profissionais ligados ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com a parceria do Sesc / Mesa Brasil.

A primeira escola a receber a equipe do PSE foi a EMEB Professor Antônio Joaquim Henriques, no bairro Centenário. “É muito importante esse trabalho de orientação, porque embora não tenhamos muitos casos de obesidade aqui na escola, acredito que contribui com o nosso plano pedagógico que já discute esses temas em sala de aula”, destaca a diretora Rosana Aparecida Marcon.

Antes de verificarem os índices de peso e altura, os alunos acompanharam uma palestra, sobre alimentação saudável e sobre os benefícios desta prática, ministrada pelo gestor da Unidade de Saúde do bairro, Ricardo Chimello. “Essa é a primeira vez que esses temas são abordados nas palestras do PSE.

Observamos um numero crescente de casos de obesidade na unidade, e por isso a importância de estimularmos a mudança de comportamento antes que a doença apareça. Pedimos que eles troquem o pacote de bolacha recheada por uma fruta. E isso já pode significar um grande ganho”, enfatiza.

Após a palestra, os alunos passaram por uma avaliação corporal, o chamado IMC (Índice de Massa Corporal), para a identificação do peso e altura. O educador físico do Nasf, Marcos de Souza, explica que caso seja constatado algum caso de sobrepeso, ou obesidade, o adolescente receberá acompanhamento.

“Em conversa com outros colegas do setor de educação física, identificamos que nunca havia sido feita uma pesquisa aprofundada sobre casos de obesidade nas escolas do município. Esse ano, além de identificarmos, vamos fazer um acompanhamento posterior através das Unidades de Saúde, através do Nasf”.

A ação com cada turma encerra de maneira bem prática, em quadra com atividades físicas. Com uma bola na mão é hora de correr e gastar calorias. A estudante Chaiane Chaves Cardoso, 12 anos, gostou das dicas, pois no dia a dia tem dificuldades para incorporar ao cardápio saladas e frutas.

“Gosto de comer batata frita, hambúrguer, sorvete. Fruta só quando a mãe manda”, confessa. A avaliação do estudante Guilherme Camargo da Silva, 14 anos, também não apresentou nenhuma alteração. Ele mede 1,72 e pesa 56 kg, mas mesmo assim recebeu dicas para reforçar a alimentação.

Além disso, segundo a nutricionista Giseli Piloni, o atendimento será estendido à família, pois segundo a profissional, trata-se de um projeto de promoção da saúde. Ainda de acordo com a gerente do Programa de Saúde, todas as informações apuradas ao longo da semana serão apresentadas em um seminário sobre obesidade no dia 06 de Abril, que será realizado na Uniplac.

Também será criado um grupo de trabalho para dar segmento às alterações nos casos identificados. Como aponta Lucieli, “não adianta fazer um levantamento e não fazer nada para mudar as estatísticas”.

Confira a programação da Semana da Saúde na Escola

  • Terça-feira (20/03) – CAIC Nossa Senhora dos Prazeres – bairro Santa Catarina
  • Quarta-feira (21/03) – EMEB Mutirão – bairro Habitação
  • Quinta-feira (22/03) – CAIC Irmã Dulce – bairro Guarujá
  • Sexta-feira (23/03) – EMEB Santa Helena – bairro Santa Helena

No fim de semana, o Correio Lageano abordou a obesidade infantil e o que os pais podem fazer para auxiliar seus filhos a terem uma alimentação saudável

Obesidade e sobrepeso infantil preocupam em Lages

Comentários
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©