Conecte-se a nós

Notícias

Novo bispo da Diocese de Lages toma posse neste sábado

Published

em

Neste sábado (17), a Diocese de Lages acolhe seu novo Bispo Diocesano, Dom Guilherme Antônio Werlang.

Dom Guilherme foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 07 de fevereiro deste ano, tendo sido transferido da Diocese de Ipameri (GO). A cerimônia de posse canônica acontece na Catedral Diocesana de Lages às 10 horas.

A Diocese de Lages, nos últimos 13 meses esteve sobre o pastoreio do Administrador Apostólico Dom Nelson Westrupp.

“Agradecemos a Dom Nelson pelo tempo em que esteve à frente de nossa Diocese, sendo nosso Pastor e conduzindo com amor e zelo os trabalhos pastorais em nossas comunidades” comenta o Padre Reginaldo Pereira.

Em sua carta de despedida, Dom Nelson escreveu “Enfim, ‘aquele que era esperado’ está entre nós, cheio de entusiasmo, pronto e disponível a colocar seu Lema Episcopal:

“Para que todos tenham vida” (Jo 10, 10), a serviço da Diocese de Lages e do Povo de Deus que peregrina na magnífica e acolhedora Região Serrana no Planalto Catarinense”.

Bispos do Regional Sul IV de Santa Catarina e outros bispos amigos de Dom Guilherme devem participar da solenidade que contará também com a presença de padres, diáconos, religiosos e religiosas, autoridades civis e fiéis de vários lugares.

Dom Guilherme fala sobre o desafio em assumir a Diocese. Diz ele:

“Minha expectativa é que possamos nos acolher mutuamente na alegria e na esperança do Senhor. Venho com tranquilidade e antes de estabelecer prioridades ou sonhos, quero ver e ouvir; sentir e conviver; conhecer e dialogar. Sei que sempre é difícil uma comunidade, um povo, uma Igreja receber quem não conhece como coordenador, ou no caso presente, como bispo Diocesano. Certamente as perguntas, as dúvidas, as expectativas, as angústias, porque não, dos Católicos e povo em geral deve ser maior a meu respeito, que estes mesmos sentimentos meus sobre o que me espera. Isto porque já recebi tantas manifestações bonitas, que chego cheio de esperança de podermos dar continuidade a bela história de 90 anos ou mais enquanto Diocese e Igreja viva”, diz

O Padre Reginaldo Pereira enfatiza que todo o Clero se alegra e reza pelo bom êxito de Dom Guilherme em seu ministério episcopal na Diocese de Lages. “Nós o acolhemos como nosso Pastor e queremos caminhar juntos com ele para que possamos evangelizar anunciando a Boa Nova de Jesus Cristo a serviço da vida plena para todos.”

Despedida do bispo Dom Guilherme Antônio Werlang da diocese de Ipameri (GO) – Foto: Divulgação

Como será ?

A recepção

A solenidade de posse inicia com a acolhida de Dom Guilherme na entrada da igreja pelo pároco da Catedral, Padre Valdir Clemente Goedert, o administrador Apostólico da Diocese Dom Nelson Westrupp e os bispos presentes, dentre eles, o arcebispo de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck e o arcebispo de Goiânia Dom Washington Cruz.

Dom Guilherme recebe o Crucifixo para beijá-lo lembrando que seu pastoreio terá sempre como referência a cruz de Cristo.

Em silêncio o bispo seguirá para o Sacrário da Catedral para alguns minutos de adoração ao Santíssimo e consagração a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Diocese de Lages.

Ao retornar, receberá o Aspersório (Pequeno objeto onde se coloca água benta para aspergir o povo, lugares e objetos a serem abençoados) com água benta para aspergir todos os fiéis presente na celebração e então dirige-se para a procissão de entrada da missa.

Missa

Chegando ao altar, o arcebispo de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck, solicita a leitura das Letras Apostólicas.

A Bula (carta) de nomeação enviada pelo Papa Francisco que nomeou Dom Guilherme como bispo da Diocese de Lages. A carta será lida pelo Chanceler da Cúria Diocesana, Padre Carlos Alberto W. Pamplona.

Báculo

Na sequência, o novo bispo Diocesano recebe o Báculo (espécie de cajado – símbolo do ministério de Pastor que Dom Guilherme exercerá na Diocese de Lages).

Ata de posse

Após a leitura de Bula e a entrega do báculo, será lida a Ata de Posse.

Cátedra

A seguir, Dom Guilherme será convidado a sentar-se na Cátedra episcopal (cadeira oficial do Bispo na Catedral). Em seguida, acontece a saudação e acolhida por parte de cada um dos padres da Diocese bem como a acolhidas de outras autoridades presentes.

Após tomar posse o bispo preside a missa. No final desta celebração, o novo bispo deve percorrer os corredores da Catedral, abençoando e saudando a comunidade.

Perfil

O novo bispo, nasceu em 5 de agosto de 1950, em São Carlos (SC). Foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986. Nomeado Bispo de Ipameri em 9 de maio de 1999 e recebeu a ordenação episcopal em 17 de julho do mesmo ano, com o lema “Para que todos tenham vida”.

É presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Transformadora da CNBB – da qual a Pastoral da Pessoa Idosa é membro – desde 2011. Também é membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB; além de compor a Comissão do Fundo Nacional de Solidariedade e o Conselho Econômico da CNBB.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: