Cotidiano

Saque-aniversário do FGTS terá novas regras a partir de novembro

FGTS

O governo federal anunciou novas regras para o saque-aniversário do FGTS, válidas a partir de 1º de novembro. Agora, o trabalhador só poderá antecipar o valor após 90 dias da adesão à modalidade.

Notícias de Lages no seu WhatsApp

Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região

Entrar no canal

O saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo do FGTS anualmente, no mês de nascimento do trabalhador. A modalidade funciona como um empréstimo: o banco antecipa o valor e o recebe no mês de aniversário do cliente. Até hoje, não havia limite de valores nem de parcelas.

Com as mudanças, a antecipação será limitada a cinco parcelas entre R$ 100 e R$ 500 cada, dentro de um período de 12 meses. A partir de 2026, o limite cai para três parcelas por ano. Também passa a valer a regra de uma operação por ano.

Segundo o governo, as medidas buscam reduzir o risco de endividamento, já que muitos trabalhadores usavam o saldo do FGTS como garantia para empréstimos com juros.

Como isso impacta sua vida?

Para trabalhadores que usam o saque-aniversário como alternativa de crédito, será necessário rever o planejamento financeiro a partir de agora.