Geral

Tempo instável nos próximos dias na serra catarinense

Published

em

Sol entre nuvens e pancadas de chuva será o padrão pera os próximos dias - Foto: Andressa Ramos

Os intervalos de chuva, sol e nublado, permanecem neste fim de semana e se estendem nos próximos dias. Quem mora no Litoral Catarinense ou está se programando para viajar, pode ficar mais tranquilo, a chuva ininterrupta deve cessar e apenas pancadas isoladas estão previstas.  O domingo e a segunda-feira devem ser de dias com temperaturas típicas de verão. O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, explica que o risco de temporal é baixo e muito isolado, caso ocorra. Muitas cidades podem ter pouca ou nenhuma chuva.

A Epagri/Ciram indica previsão de céu mais encoberto com chuva no Oeste no decorrer do sábado, devido à baixa pressão no Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado.
Entre os dias 17 e 27 de janeiro, a tendência é de um período de chuva mais frequente em Santa Catarina, e melhor distribuída em todas as regiões, com o fluxo de umidade do Norte do Brasil, direcionado para o Estado Catarinense durante esses dias.

Nos 45 dias seguintes, Coutinho explica que o sol aparece mais, com períodos maiores de ensolarado a sol e nuvens. Porém, haverá períodos de nublado a sol por entre as nuvens no Leste de Santa Catarina (o sol aparece mais no Litoral Sul). A chuva virá de áreas de instabilidade e algumas poucas frentes frias. Predomina as pancadas de verão no fim da tarde e noite. Temporais isolados, alguns intensos (tempestades), típicos da primavera/verão, risco de temporais mais severos que a média no decorrer do verão.

clique para comentar

Deixe uma resposta