Geral

Para evitar obesidade dos filhos, pais devem ter bons hábitos

Published

em

Profissionais promovem palestra para orientar os pais sobre obesidade - Foto: Divulgação

A obesidade infantil tem crescido no mundo inteiro. No Brasil não é diferente. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem com a obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

Em Lages, pensando na saúde e no bem-estar dos pequenos, profissionais das áreas da pediatria, psicologia, fisioterapia e nutrição, promovem a “Palestra gratuita sobre Obesidade Infantil – uma abordagem integrada”. O evento acontece na segunda-feira (27), às 19h30, no Hospital Infantil Seara do Bem, e é aberto à comunidade em geral.

A pediatra Maria Cristina Martins é uma das idealizadoras do projeto, e conta que ainda não foi possível especificar os números relacionados à obesidade infantil na cidade. Porém, devido ao aumento de casos de obesidade e sobrepeso entre as crianças, associado a uma preocupação e demanda por parte dos pais e responsáveis, surgiu a ideia do projeto. “O objetivo da palestra é orientar e alertar a comunidade sobre os cuidados com a saúde e seus hábitos alimentares em família, principalmente das crianças” afirma.

A obesidade infantil é caracterizada quando o peso corporal está acima de 15% do peso médio correspondente para a idade. A falta de orientação e educação alimentar é uma das grandes causas da obesidade. As crianças estão se alimentando mal, cada vez mais sedentárias e estão adoecendo com mais frequência. É tarefa dos pais dar aos filhos uma boa educação alimentar, inserindo na refeição das crianças alimentos saudáveis e nutritivos.

Hoje, com a massificação da tecnologia, as crianças estão se afastando das brincadeiras. É preciso colocar o corpo em movimento. É necessário desenvolver o gosto pela atividade física desde cedo. “Há necessidade de orientar os pais e uma educação sobre a relação dos seus filhos com a alimentação e com as atividades físicas. Os pais são responsáveis por seus filhos, ou seja, a obesidade acaba sendo uma consequência de um manejo indevido feito pelos pais na relação dos filhos com a comida”, completa.

 

Consequências da Obesidade Infantil – Fonte: Blog Obesidade infantill

 

Palestra gratuita sobre Obesidade Infantil – uma abordagem integrada”

Com a participação de Maria Cristina Martins (pediatra), Clécio Carlos Gomes (psicólogo), Anna Ampessam fisioterapeuta) e Renata Piccoli (nutricionista).

Quando: Segunda-feira (27), às 19h30

Onde: Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages

Entrada: Gratuita

1 Comentário

1 Comentário

  1. wilmar

    25/11/2017 at 17:21

    Sem dúvida os carboidratos, na forma de farinha super refinada e açúcar são os maiores vilões juntamente com os refrigerantes…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: