Motoristas estrangeiros têm até 180 dias para conduzir veículos no Estado – CL+
Conecte-se a nós

Notícias

Motoristas estrangeiros têm até 180 dias para conduzir veículos no Estado

Published

on

Foto de arquivo: Adecir Morais

Terminando esse prazo o condutor estrangeiro ou brasileiro habilitado no Exterior, que pretender conduzir veículo automotor, deverá submeter-se a exame de aptidão física e mental e avaliação psicológica, respeitada sua categoria, para obter obtenção da Carteira Nacional de Habilitação brasileira (CNH). Neste caso, deverá apresentar a carteira de habilitação de seu país de origem, acompanhada de tradução oficial.

Se o condutor cometer alguma infração será multado de forma semelhante ao processo realizado frequentemente a veículos brasileiros. Diante de uma infração, o policial vai lavrar o auto, que será encaminhado ao órgão de origem para que a multa seja lançada no sistema do Detran/SC. A partir daí será gerada a guia, que poderá ser paga em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou correspondentes bancários. A diferença é que o veículo estrangeiro só poderá deixar o país mediante o pagamento da multa.

“Como o estrangeiro não tem carteira nacional de habilitação não há uma punição, ou seja, não há atribuição de pontos no documento de dirigir de um estrangeiro, mas há sim penalidade de multa. As infrações mais recorrentes são de estacionamento em local proibido e excesso de velocidade”, explicou a coordenadora de Convênios de Trânsito do Detran/SC, Graziela Maria Casas Blanco.

No caso do condutor portar uma habilitação não reconhecida pelo governo brasileiro, só será possível dirigir veículo automotor mediante a troca da sua habilitação de origem pela equivalente nacional junto ao órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal. Também será necessária a aprovação nos exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica e de direção veicular, respeitada a sua categoria, com vistas à obtenção da CNH.

Se o estrangeiro não for habilitado e deseja ter uma CNH deverá cumprir todas as exigências previstas na legislação de trânsito. “Para tirar uma habilitação nacional, depende da regra do processo de habilitação e para ele se habilitar no Brasil, ele precisa ter residência aqui no país”, concluiu Graziela.

Fonte: Governo do Estado

Comentários
clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Polícia Civil recuperou 397 veículos no ano passado

Published

on

Por

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV/Deic) concluiu o levantamento de suas atividades durante o ano de 2017.

Mais uma vez, os números alcançados superaram o ano anterior, com significativo aumento no número de prisões e também na recuperação de patrimônio.

O total de veículos recuperados pela equipe, no ano de 2017, foi de 397, dentre automóveis, caminhões e motocicletas.

Utilizando a avaliação da tabela Fipe, o valor total dos bens recuperados é de R$ 12,3 milhões, o que representa um aumento de 21% com relação ao ano de 2016.

A exemplo do número de veículos recuperados, em 2017, a DFRV também efetuou mais prisões que em 2016, sendo 98 contra 78 no ano anterior. Todas as prisões e recuperações acima citadas foram realizadas através de investigações próprias.

A PC também realizou diversos trabalhos no combate ao roubo e desvio de cargas, com destaque para a desarticulação de uma organização criminosa que agia nos três estados do Sul, desviando cargas de grãos e causando prejuízos milionários.

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Homens são presos em São Joaquim, na Serra Catarinense

Published

on

Um dos envolvidos foi preso por conta de um mandado de prisão contra ele - Foto: Folha da Cidade/ Divulgação

No último fim de semana, o setor policial foi movimentado em São Joaquim, na Serra Catarinense. De acordo com o Portal Folha da Cidade, dois homens foram presos no município, um por atacar e tentar roubar uma jovem em via pública, e outro por conta de um mandado de prisão.

A ocorrência mais grave foi registrada em via pública, no Centro da cidade, por volta das 17 horas de sábado (2), onde um homem agrediu uma mulher na rua. O agressor, que não teve o nome divulgado, seguiu a vítima e tentou roubar a bolsa dela, além disso, passou a mão nas partes íntimas da jovem.

Desesperada, ela conseguiu correr até sua casa e acionou a Polícia Militar, que, após realizar rondas nas proximidades, conseguiu prender o envolvido, próximo ao local onde a vítima foi atacada. Com ele, foram encontradas munições de uma arma calibre 38.

De acordo com o delegado da comarca de São Joaquim, Ricardo Melo, na semana passada, este mesmo envolvido já havia sido preso por ter invadido uma residência, no Centro do município e ameaçado pessoas com uma faca. À época, pagou fiança e foi liberado.

Outra ocorrência foi registrada em um bar às margens da SC-390. No local, policiais militares prenderam um homem, cuja identidade não foi divulgada, com um mandado de prisão em aberto. O envolvido era procurado por ter praticado diversos delitos. Ele é considerado de alta periculosidade.

Segundo a polícia, o envolvido deixou a prisão recentemente, mas acabou retornando o mundo do crime. Ele é investigado por lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo e ameaça a testemunha, que prestou depoimento em um processo no qual é investigado.

Os envolvidos foram levados ao Presídio Regional de Lages, onde ficarão à disposição da Justiça.

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Cinco pessoas são presas em Bom Retiro

Published

on

Foto: Divulgação

Cinco pessoas foram presas em Bom Retiro depois de um assalto a uma empresa na cidade. Uma das pessoas estava com mandado de prisão ativo. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para apoiar na operação.

Depois de renderem um vigilante, a quadrilha arrombou o cofre da empresa, levando uma quantia em dinheiro e um revólver. Policiais Militares do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Canil e Cavalaria de Lages e a Polícia Civil, localizaram dois veículos com registro de furto e utilizados na ação criminosa, incendiados. Após buscas, os policiais localizaram e prenderam as pessoas.

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Chuva ainda não deve dar trégua durante a semana

Published

on

Foto: Vinicius Prado

O tempo chuvoso até parecia que daria uma trégua, mas já no domingo (21) novas pancadas de chuvas voltaram a cair em todo o Estado, registrando uma média de 50 milímetros durante todo o dia e o início desta segunda-feira.

O sábado de sol empolgou as pessoas a saírem de casa. No Centro, lageanos aproveitaram o clima quente para irem as compras e também passear. Um dia que registrou máxima de 25°C. O calor não propiciou chuvas, que chegaram somente no domingo à tarde, de forma isolada.

Em toda Santa Catarina, tem chovido incessantemente, desde o início do ano. As chuvas já causaram estragos em diversos municípios, principalmente no litoral. Em Lages, a precipitação é irregular, com pancadas isoladas a partir da tarde, que se estendem até o início da noite.

Para esta semana não deve ser diferente. De acordo com a Estação Meteorológica Climaterra, uma instabilidade associada a baixa pressão, entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, passa por SC durante a tarde e à noite.

Além do ar quente, o céu alterna entre nublado e intervalos de sol com algumas nuvens em vários pontos, principalmente pela manhã. A chuva com trovoada isolada começam no decorrer da tarde e se estendem até a noite.

Enquanto isso, o lageano vai se acostumando e não deixa de aproveitar o tempo de descanso, mesmo com o dia fechado. No Parque Jonas Ramos, o Tanque, foi um fim de semana com grande movimento, apesar da chuva.

Comentários
Continue Lendo

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©