Geral

Centro de Atendimento de Urgência de AVC em Lages

Published

em

Foto: Carlos Alberto Becker/ Divulgação

O Ministério da Saúde expediu a Portaria nº 4.081, de 29 de dezembro de 2017, que habilita o município de Lages e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III e estabelece recursos do Bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar a serem incorporados ao Componente Limite Financeiro.

“Na prática, esta Portaria garante que o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres poderá colocar em funcionamento uma unidade para atendimento exclusivo de pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explica a secretária da Saúde, Odila Waldrich.

Nesta unidade serão 12 leitos (integrais) disponíveis através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não fizemos este processo sozinhos. Tivemos a participação também do Governo do Estado, através da Gerência Regional da Saúde de Lages, e posterior autorização da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne todos os secretários municipais de Saúde do Estado. Lembrando também da articulação da deputada federal Carmen Zanotto junto ao Ministério para rápida resposta na habilitação”, ressalta Odila.

O prefeito em exercício, Juliano Polese, lembra que a partir de agora Lages deverá se tornar referência neste serviço.

“Os pacientes serão conduzidos ao atendimento especializado, e isto deverá representar mais agilidade e com grandes chances de uma completa recuperação”, salienta Juliano.

Com a publicação da Portaria, o serviço irá contar com recursos financeiros do próprio Ministério da Saúde. Isso garante o pleno funcionamento da nova unidade.

clique para comentar

Deixe uma resposta