Geral

Caçambas de entulho voltam a ser recolhidas

Published

em

Foto: Vinicius Prado

A situação do recolhimento de materiais de construção, por meio de caçambas de entulhos, está normalizada. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages, as oito empresas que realizam o serviço voltaram, a partir de ontem, a encaminhar os resíduos à Incopedra, que fará a seleção de material para reciclagem e enviará o restante ao aterro sanitário.

Essas empresas estavam há uma semana sem local para destinar os resíduos, pois, de acordo com uma delas, a Incopedra estava impossibilitada de receber o material. O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Euclides Mecabô, explica, apenas, que onde era depositado, não poderia mais ser feito, mas que agora está regularizado. Consequentemente, o recolhimento de entulho pode continuar. As caçambas já estavam acumuladas pela cidade.

Incopedra

Um dos proprietários da Incopeda, Melvi Almeida Neto explica que havia muitos outros resíduos indo junto com os entulhos, como madeira e até orgânicos. Esse tipo de material estava sobrecarregando a empresa, que tinha de encaminhar por conta ao aterro. Agora, com o serviço de transbordo, de fato, a Incopedra poderá levar esses resíduos que não são da construção civil ou a própria prefeitura poderá recolher no pátio da empresa.

Serviço

A diferença, agora, é que Incopedra fará a triagem habitual dos materiais, separando o que é da construção civil e utilizando como quiser, porém, o restante dos resíduos serão destinados ao aterro sanitário de Lages. De acordo com o proprietário da empresa Limpa Entulhos, Alaor de Oliveira Machado, com esse novo caminho a ser feito pela Incopedra, os custos devem aumentar para as empresas de caçambas, e o valor deve ser repassado ao serviço.

clique para comentar

Deixe uma resposta