Geral

Ambiental apreende javalis em cativeiro

Published

em

Foto: PMA/Divulgação

Dois javalis eram criados em meio a porcos domésticos, em uma propriedade na localidade Mangueirão, no interior de Lages. A constatação foi feita pela Polícia Militar Ambiental de Lages, na segunda-feira (15), após denúncia.

Os soldados Diego Küster Lopes e Marcos Willian Brasil, acompanhados pelo médico veterinário Joel Gilberto Bialkowski, técnico da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), verificaram a existência dos animais, que foram sacrificados por um atirador devidamente registrado no Exército Brasileiro.

Conforme determina a Instrução Normativa nº 03/2013, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Ibama, a instalação, registro e funcionamento de toda e qualquer modalidade de novos criadouros de javalis no Brasil está suspensa por tempo indeterminado. O proprietário dos animais será autuado por manter uma atividade passível de licenciamento pelo órgão ambiental competente sem a devida autorização.

Risco à saúde pública

Uma das principais preocupações com os javalis de vida livre é a introdução e disseminação de doenças para os seres humanos e que colocam em risco as explorações pecuárias, inclusive aquelas doenças controladas ou erradicadas nos rebanhos brasileiros, como a peste suína clássica e a febre aftosa. Doenças como leptospirose, influenza, hepatite E, toxoplasmose, brucelose, salmonela e cisticercose podem ser transmitidas por javalis para os seres humanos.

clique para comentar

Deixe uma resposta