Conecte-se a nós

Entretenimento

Noite do Oscar traz diversidade. Confira a lista de vencedores

Published

em

Elenco, produção e direção de 'A Forma da Àgua' recebendo o prêmio de Melhor Filme - Foto: Divulgação

Mais um ano, mais um Oscar. Hollywood estava com os olhos voltados na noite de domingo (4) para o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Uma noite com bastante discursos empoderados e, também, a ausência de muita gente que esteve envolvida nos recentes escândalos de assédio sexual.

O que é algo bastante positivo, levando-se em conta que por diversos anos essas pessoas estiveram em evidência e suas atitudes criminosas ficavam nos bastidores.

O destaque da noite foi o filme de Guillermo Del Toro, ‘A Forma da Água’, que ganhou várias estatuetas, entre elas as principais de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Del Toro foi enfático em seu primeiro discurso, falando sobre os imigrantes nos Estados Unidos. Depois, sobre o longa-metragem, destacou a importância de contar histórias de fantasia e como as pessoas estão desacostumadas a aproveitar um conto.

Frances McDormand, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz, por sua atuação em Três Anúncios Para um Crime, enalteceu o poder da mulher na indústria do cinema e convidou todas as indicadas, independentemente da categoria, para ficar de pé e mostrar a importância de contar histórias femininas. “Nós temos projetos, histórias para serem contadas. Não nos chamem para sair a uma festa, nos chamem para ir ao seus escritórios para conversarmos sobre esses projetos”, disse a atriz.

Outro ponto alto da premiação foi o filme chileno ‘Uma Fantástica Mulher’ ganhar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, sendo o primeiro longa estrelado por uma trans, a atriz Daniela Vegas, a ganhar uma estatueta da academia.

Reparos

Buscando acertas os erros do ano passado, a academia teve grandes sacadas. A maior delas foi trazer novamente os atores Warren Beatty e Faye Dunaway, que erraram o nome do ganhador de Melhor Filme ano passado – chamando La La Land ao invés de Moonlight. Como bem disse o apresentador da noite, Jimmy Kimmel, o que poderia dar errado dessa vez? Nada.

90 anos

Completando 90 anos, o Oscar foi bastante nostálgico e mostrou, a cada categoria, diversas imagens de filmes indicados e vencedores. Ao mesmo tempo em que revisitou o passado, mostrou-se uma premiação madura, capaz de acompanhar as transformações da sociedade.

A atriz Helen Mirren, antes de entregar o prêmio de Melhor Ator a Gary Oldman, destacou essas mudanças. “Dos anos 1960, até o presente, nós testemunhamos e experimentamos tantas mudanças. Na política, na moda, nos filmes, na ciência e na tecnologia… E agora, entre homens e mulheres, seja na vida pública ou privada. E como todos vocês, nós abraçamos algumas dessas mudanças. Lutamos contra novas ideias e novos entendimentos”.

“E o que era considerado inovador, logo se tornou comum”, completou sua colega de palco, Jane Fonda.

Discursos a parte, o Academy Awards não trouxe muitas surpresas, mas agradou. Confira a lista dos premiados:

Melhor Filme

A Forma da Água

Direção

Guillermo del Toro, A Forma da Água

Melhor ator

Gary Oldman, O Destino de Uma Nação

Melhor Atriz

Frances McDormand, Três Anúncios para Um Crime

Melhor Ator Coadjuvante

Sam Rockwell, Três Anúncios para Um Crime

Melhor Atriz Coadjuvante

Allison Janney, Eu, Tonya

Roteiro Adaptado

Me Chame pelo Seu Nome

Roteiro Original

Corra!

Filme em Língua Estrangeira

Uma Mulher Fantástica (Chile)

Documentário

Ícaro

Animação

Viva – A Vida É uma Festa

Efeitos Visuais

Blade Runner 2049

Canção Original

Remember Me, de Viva – A Vida É uma Festa

Trilha Sonora Original

A Forma da Água

Fotografia

Blade Runner 2049

Edição

Dunkirk

Maquiagem e Cabelo

O Destino de Uma Nação

Figurino

Trama Fantasma

Edição de Som

Dunkirk

Mixagem de Som

Dunkirk

Direção de arte

A Forma da Água

Curta de animação

Dear Basketball

Documentário em curta-metragem

Heaven Is a Traffic Jam on the 405

Curta-metragem

The Silent Child

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: