Conecte-se a nós

Notícias

Na infância, uso de internet deve ser controlado

Published

em

Cabe aos pais limitar o tempo e ponderar o tipo de acesso - Foto: Divulgação

Dados de uso da internet por crianças e adolescentes mostram como a rede é popular nestas faixas etárias. No Brasil, 22 milhões de crianças e adolescentes usam o celular para pesquisar, jogar e navegar na internet.

Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que estuda e organiza a rede virtual no país, mostra que 91% dos jovens de nove a 17 anos, que usam a internet, acessam pelo celular. Há cinco anos eram apenas 21%.

Uma informação que causa preocupação é que grande parte desses jovens e crianças, navegam na rede online sem nenhuma supervisão e isso pode ser um problema.

Como a internet tem assuntos variados, eles acabam tendo acesso a conteúdos impróprios para a idade. Essa interatividade promovida pela internet entre milhões de pessoas ao mesmo tempo às vezes gera comportamentos condenáveis. A discriminação foi o mais lembrado pelos jovens internautas, cerca de 41%,  principalmente por raça ou cor e aparência física.

Os pesquisadores também detectaram que adolescentes de 11 a 17 anos tiveram contato com assuntos, exemplo, como se automutilar (13%) e sobre como ficar mais magro (20%).
A pesquisa ouviu quase seis mil pais, crianças e adolescentes de todo o Brasil, entre novembro do ano passado e junho deste ano.

Cuidado com acesso_ Andressa Seibt tem uma filha de nove anos e mantém o acesso dela a internet restrito. Na sua visão, como a internet é um canal muito aberto e amplo, onde são postados diferentes conteúdos, a filha não tem idade suficiente para ter acesso a essas informações.

“Ela está na fase de aprendizado e certos assuntos causaria um impacto que, para idade dela, não competiria”, frisa. Andressa também considera que atualmente as crianças ficam muito presas a tecnologia e internet e não brincam como deveriam. A mãe limita a internet da filha para pesquisas escolares.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: