Quem está endividado tem até o dia 30 de novembro para tentar um alívio financeiro. O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Febraban com apoio do Banco Central, Procons e Senacon, oferece condições especiais para regularizar débitos bancários.
Notícias de Lages no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região
O foco está nas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e pessoal. As pendências precisam estar em atraso, sem garantia atrelada e ainda dentro do prazo legal para cobrança. Financiamentos de imóveis, motos ou carros estão fora do programa.
Como participar
Mais de 160 bancos estão participando da ação. Os interessados podem negociar pelos canais oficiais das instituições financeiras ou através da plataforma Consumidor.gov.br, com conta Prata ou Ouro no Gov.br.
Procons que aderiram ao mutirão também oferecem orientação presencial. Os acordos podem incluir desconto, parcelamento ou refinanciamento com taxas menores.
Para saber se existem pendências registradas, o consumidor pode consultar o Registrato, relatório gratuito do Banco Central.
Alternativas fora dos bancos
Pendências com lojas, universidades, operadoras de telefone, água ou energia podem ser negociadas no Feirão Serasa Limpa Nome. O serviço está disponível online e em agências dos Correios participantes.
Basta apresentar documento com foto e o CPF para acessar as condições especiais.
Como isso impacta sua vida?
O mutirão oferece uma chance concreta de sair do vermelho com apoio institucional e segurança para recomeçar o ano novo com as contas no lugar.