Mutirão de cirurgias de cataratas beneficia pacientes de 11 municípios – CL+
Conecte-se a nós

Notícias

Mutirão de cirurgias de cataratas beneficia pacientes de 11 municípios

Published

on

A ação contemplou 168 pacientes da Serra Catarinense, que estavam com problemas de visão - Foto: Angela Cardoso/Divulgação

O mutirão de cirurgias de catarata promovido pela Secretaria de Estado de Saúde e realizado no Hospital Maicé, em Caçador, beneficiou 168 pacientes de 11 municípios da região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, no último domingo e segunda-feira. Mais de mil procedimentos serão realizados até dia 14 de dezembro, com pacientes de 58 municípios, incluindo as regiões de Caçador, Campos Novos, Concórdia, Curitibanos, Joaçaba e Videira.

O mutirão é realizado para atender a demanda represada da rede pública. De acordo com o Julio Cesar Machado, do Controle de Avaliação e Auditoria da gerência regional de Saúde, no último mês de novembro, uma abordagem realizada nas unidades de saúde constatou a existência de mais de 400 pacientes com dificuldades de visão. Destes, 168 pacientes estavam na lista de espera e atenderam ao chamado dos municípios, que ficaram responsáveis pelo transporte até o hospital de Caçador para serem atendidos no domingo e segunda-feira, 10 e 11 de dezembro.  “É muito importante essa parceria com os municípios para que a população possa ser beneficiada e atendida pelos mutirões promovidos pelo Governo do Estado”, ressalta o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, de Lages, João Alberto Duarte.

A cirurgia de catarata é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente tem direito à consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios. Para realização do mutirão, uma equipe formada por 16 médicos foi contratada pela Secretaria de Estado de Saúde, que investiu mais de R$ 6 milhões para realização de seis mil cirurgias, entre novembro de 2017 a janeiro de 2018.

Pacientes por município

>>Anita Garibaldi 30
>>Cerro Negro 1
>>Campo Belo 10
>>Ponte Alta 11
>>São José do Cerrito 3
>>Correia Pinto 42
>>Capão Alto 5
>>Otacílio Costa 39
>>Palmeira 9
>>Bocaina do Sul 9
>>Painel 9

Comentários

Notícias

Vítima passa por exames após acidente da BR-116

Published

on

Foto: Andressa Ramos

Fernanda da Rosa Antunes, de 36 anos, atravessava a BR-116, sentido Vacaria, quando o caminhão com placas de Bom Jesus, município do Rio Grande do Sul, colidiu na lateral de seu veículo. O acidente ocorreu no local conhecido como trevo da Lactoplasa, que liga a rodovia ao Acesso Sul de Lages.

O motorista do caminhão alegou que trafegava em velocidade normal, viu o carro e tentou frear, porém não conseguiu. Fernanda ficou presa às ferragens e precisou ser desencarcerada e socorrida pelo Corpo de Bombeiros.

A motorista foi encaminhada com ferimentos nas pernas, estava confusa e não se recordava se mais pessoas estavam no carro. Até o fim da manhã desta sexta-feira (16) ela estava na emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres realizando exames de raio-X.

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Pinho Moreira quer reduzir máquina administrativa

Published

on

Pinho Moreira assumiu Governo do Estado - Foto: Julio Cavalheiro

Mais de 3 mil pessoas participaram da cerimônia de transmissão de cargo do governador Raimundo Colombo para Eduardo Pinho Moreira, em ato nesta sexta-feira, 16, em Florianópolis. Em seu discurso, Moreira reforçou o compromisso e a responsabilidade do Governo de Santa Catarina com todas as regiões e afirmou que saúde e segurança serão prioridades.

Moreira ressaltou os bons indicadores de Santa Catarina e o status diferenciado do Estado, destacando também a responsabilidade para garantir uma gestão eficiente. “Nossos índices fazem frente aos de países desenvolvidos. Hoje somos o segundo Estado mais competitivo do Brasil; aquele com a maior expectativa de vida e com a menor taxa de mortalidade infantil; com o melhor ensino fundamental de todo o país; e com os menores índices de desemprego, desigualdade de renda e de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza”, discursou.

Destacou, no entanto, os desafios que o Governo do Estado tem pela frente. “Vamos ter que fazer mais com menos. Uma gestão técnica e eficiente é fundamental neste momento, para que possamos reduzir os gastos correntes e garantir o bom atendimento nas áreas prioritárias, como saúde e segurança. Vamos diminuir o tamanho da máquina pública e trazer mais incentivos ao desenvolvimento, através de parcerias com a iniciativa privada e estímulos ao empreendedorismo”.

O governador em exercício fez questão de agradecer à parceria com os governadores Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo em sua trajetória política. “Mudanças importantes, embora dependam de ações imediatas, demandam tempo. São resultados de uma sucessão de pequenos passos em busca de um ideal. Porém, o imediatismo que tem tomado conta da política atual impede essa compreensão. Ao longo desses 15 anos avançamos muito: demandas históricas foram atendidas em regiões, até então, desassistidas, o acesso a serviços públicos foi ampliado e o desenvolvimento econômico incentivado como nunca”, destacou.

Moreira afirmou que o conceito de um governo de todas as regiões firmou a necessidade de valorizar a grande diversidade cultural, econômica e social que compõem o Estado. “Aprendemos a ouvir as pessoas e a colocá-las em primeiro lugar. Tenho certeza que esse é o caminho certo e que os passos que demos, nesse sentido, não têm volta”.

 

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Rua é interrompida e depois continua com o mesmo nome

Published

on

Foto: Susana Küster

A Rua Germiniano Cordeiro, no Bairro Caravaggio, aparece em alguns mapas de Lages sem interrupção, mas ao chegar no local, motoristas se deparam com um bloqueio. O asfalto termina quando chega na Rua Graça Aranha, logo vem a Rua Alcides Rebelo e um matagal. No lugar do mato, a rua teria que continuar até alcançar, com o mesmo nome, o Bairro Penha.

Porém, apesar dela estar interrompida por um terreno grande, que antes era ocupado por uma madeireira, continua com o mesmo nome e isso confunde carteiros, entregadores de comida e até pessoas que procuram por residências.

A situação é relatada por Livino Braz da Silva, que mora na Rua Germiniano Cordeiro e lamenta sua interrupção. “Já aconteceu tarde da noite, pararem aqui para perguntar como acessar a parte de baixo da rua”, lamenta.

Abrir a rua, vai além de valorizar os imóveis dela. Segundo o morador, o fluxo de trânsito da Avenida Presidente Vargas diminuiria consideravelmente, já que os motoristas poderiam acessar os bairros Penha e São Miguel por ela.

O engenheiro da Secretaria de Planejamento, Wilson Besen, pediu para o morador explicar a situação pessoalmente e o CL informou o pedido para o morador.

Comentários
Continue Lendo

Notícias

Posse do novo bispo de Lages será em março

Published

on

Por

Foto: Divulgação

A celebração eucarística que dará a posse canônica ao novo bispo de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang, está marcada para o dia 17 de março deste ano, na Catedral Diocesana de Lages. O evento será às 10 horas.

Dom Guilherme Werlangnasceu em 05 de agosto de 1950, em São Carlos (SC). Fez seus estudos eclesiásticos (Teologia e Filosofia) entre 1972 e 1977. Sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família foi em 22 de fevereiro de 1976 e sua ordenação presbiteral em 02 de dezembro de 1979. O prelado é especialista em Liturgia. Dom Guilherme foi nomeado bispo em 19 de maio de 1999. Sua posse em 07 de agosto daquele ano. Seu lema episcopal é: “Para que todos tenha vida”.

Comentários
Continue Lendo

Capa do Dia

Instagram

Facebook

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©