Conecte-se a nós

Notícias

Museu ainda espera por recursos para revitalização

Published

em

A casa que abriga as obras de Agostinho Malinverni Filho foi construída na década de 1930 - Foto: Patrícia Vieira

O Museu Malinverni Filho, situado a Rua Manoel Thiago de Castro, no Centro de Lages, que abriga as obras do pintor e escultor Agostinho Malinverni Filho, está com a estrutura se deteriorando, as paredes apresentam infiltrações e o piso de madeira cedendo.

Junto a isso, alguns de seus trabalhos também sofreram com os agravos do tempo e, hoje, precisam de restauração.

Embora tenha recursos no valor R$ 250 mil, assegurados pelo Governo do Estado, a reforma da casa e a restauração de algumas obras, ainda não puderam ser feitas.

Isso porque a Fundação Cultural de Lages (FCL) estava negativada perante o Estado, em razão de problemas com a prestação de contas da Festa do Pinhão de 2013.

No entanto, o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, afirma que já foi feita toda a regularização dos documentos na Secretaria de Organização e Lazer, em Florianópolis. Porém, agora é só aguardar pela liberação da verba.

O objetivo é realizar uma reforma na estrutura física do prédio, como pinturas externa e interna, além de acessibilidade.

Jonas Malinverni, filho do artista, diz que a preocupação agora, é em relação ao valor e ao projeto. “Como demorou para ser liberado, hoje, talvez não será possível executar tudo o que está previsto no projeto com R$ 250 mil” diz.

Jonas conta ainda que a restauração das obras também ainda não foram feitas. “Até mesmo não seria o mais adequado, já que o prédio também ainda não foi recuperado.”

A Prefeitura de Lages repassava mensalmente um recurso para a manutenção do museu, que é uma instituição privada.

Com isso, a administração, que fica por conta da família de Malinverni, consegue pagar contas de água, luz, salários de funcionários e manter o ambiente limpo.

Jonas conta que, no ano passado, devido ao Marco Regulatório, os pagamentos não foram repassados, porém, este ano, a instituição obteve parecer positivo da Procuradoria-Geral do Município (Progem) e poderá voltar a receber os recursos de manutenção, o que deve ocorrer a partir dos próximos meses.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais