Conecte-se a nós

Notícias

Morre, aos 76 anos, a cantora Aretha Franklin

Published

em

Morreu nesta quinta-feira (16), aos 76 anos, a cantora Aretha Franklin. A informação foi confirmada pelo agente da artista a veículos de imprensa americanos. No último dia 13, o jornalista e amigo da família Roger Friedman já havia informado que a artista estava “gravemente doente“. A Rainha do Soul, como era conhecida, lutava contra um câncer desde 2010.

Trajetória

Nascida em Memphis, no estado norte-americano do Tennessee, em 1942, Aretha Franklin é filha de Barbara Siggers e do famoso pastor e ativista dos direitos civis no Estados Unidos, Clarence LaVaughn Franklin. Com o apoio dos pais, a cantora lançou seu primeiro álbum, Songs of Faith, em 1956 – quando tinha apenas 14 anos.

Desde então, são quase 62 anos de carreira, interrompidos apenas no início deste ano por recomendações médicas. A última apresentação pública ocorreu em agosto de 2017. “Foi um espetáculo milagroso, pois Aretha já lutava contra a exaustão e a desidratação”, disse Friedman.

Em 1987, tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame, quando recebeu o apelido de Rainha do Soul. O repertório é composto por clássicos, como I Say A Little Prayer, Respect e You Make Me Feel Like. As faixas renderam a Aretha 18 estatuetas do Grammy.

Com esse feito, a artista tornou-se a segunda cantora a possuir mais prêmios do festival musical, atrás apenas de Alison Krauss. Ao todo são 18 troféus competitivos e três honorários.

Em 1995, ela recebeu uma medalha do Kennedy Center, uma das mais prestigiadas instituições de arte do país. Já em 2005 a artista foi incluída no UK Music Hall, tornando-se a segunda artista feminina a conseguir tal honraria (a primeira havia sido Madonna).

Confira apresentação de (You Make Me Feel Like) A Natural Woman, um dos maiores sucessos da artista:

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: