Conecte-se a nós

Notícias

Moradores reclamam do mau cheiro de cavalo morto, no Bairro Guarujá

Published

em

Foto: Divulgação

Um cavalo, que morreu no Mangueirão da Prefeitura de Lages, no Bairro Guarujá, passou por necropsia e coleta de material para laboratório. É que ele estava doente. O procedimento foi realizado por profissionais do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages.

O problema, é que após os exames, o animal demorou quase um dia para ser removido, situação que gerou reclamação de moradores, em relação ao cheiro forte e ao aspecto visual do animal, que ficou aberto.

A responsabilidade em retirar o animal é da Secretaria de Meio Ambiente. O secretário Euclides Mecabô informou que a retirada ocorreu na tarde de terça-feira (24). Ele ressalta, que assim que a pasta foi avisada, providenciou a remoção e o destino correto. O cavalo estava doente, teria morrido na segunda-feira. Nem o CAV, nem a secretaria souberam informar a origem do animal e a quanto tempo ele estava no local.

Por parte do CAV, a professora responsável pelo procedimento, disse ao CL que estaria em aula durante todo o dia, e que somente poderia falar sobre o assunto na sexta-feira.

Como funciona o processo de recolhimento

Os animais recolhidos por abandono ou maus tratos, pela Secretaria de Meio Ambiente, quando doentes, são levados até o Hospital Veterinário do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), numa parceria com o Projeto Amigo do Carroceiro, onde recebem os cuidados necessários. Após sua alta, são levados ao Mangueirão.

Para ter acesso novamente ao animal e retirá-lo do local, o proprietário deve pagar uma multa em forma de alimento, como milho, trigo ou farelo. Os animais saudáveis ficam à espera do proprietário por até 7 dias. Depois deste prazo é destinado para a adoção.

Remoção

O secretário Euclides Mecabô informa, que para os casos de animais mortos em espaço público que necessitam de remoção, o contato deve ser feito com a Secretaria do Meio Ambiente (3225-6990, 3222-8275 ou 3222-8276).

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: