Notícias

Moradores pedem instalação de antena de celular no Salto

Published

em

Kichute diz que os moradores só conseguem sinal no pátio da igreja do Salto - Foto: Adecir Morais

Em caso de necessidade, os moradores do Salto Caveiras, em Lages, sobem um morro até pátio da igreja da localidade para falar ao celular. Cansados desta rotina, eles reivindicam a instalação de uma antena de telefonia para melhorar o sinal na região. Cerca de 300 famílias residem na região do Salto, que fica a cerca de 20 quilômetros do Centro da cidade. O local é um dos principais pontos turísticos da Serra.

O presidente de Patrimônio da Associação de Moradores do Salto, Orides de Oliveira (Kichute), explica que o serviço de telefonia móvel até que chega ao local, mas é precário e se restringe a poucas operadoras. Afirmou que os moradores já encaminharam um ofício à prefeitura e fizeram contato com a empresa de telefonia móvel TIM, uma das poucas que mandam sinal para a região, mas até agora não obtiveram retorno. “Estamos esperando a visita de uma equipe da operadora TIM”, disse Kichute.

Ele lembrou que sem o sinal de telefone os transtornos são diários para todos os moradores. Isso porque, conforme ele, no Salto não há rede de telefone fixo. “Quando a gente precisa fazer uma ligação, tem de correr até o pátio da igreja, pois lá é mais alto. Isso é muito ruim, principalmente quando o caso é doença.”

Kichute acredita que a instalação de uma torre no Salto melhoraria não apenas a situação dos moradores que vivem na localidade, mas de quem reside em outras localidades vizinhas, como Santa Terezinha do Salto, Manfroi e Cerro Alto.

Para o morador Arnoldo Ramos, de 63 anos, é inconcebível que o Salto não tenha cobertura dos serviços de telefonia. O local “é um dos melhores pontos turísticos da região e recebe de 3 mil a 4 mil visitantes por fim de semana. Aqui tem condomínios e pousadas e muitos moradores. A gente só se comunica pelo zap [WhatsApp].”

O executivo da Secretaria Municipal de Assuntos Comunitários, Ênio do Vime, confirmou que a pasta recebeu um ofício da Associação de Moradores do Salto no qual pedem a instalação da torre de telefone. O documento, segundo ele, foi encaminhado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, que deverá entrar em contato com as operadoras.

O que diz a operadora

A Operadora, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, declarou, sem fazer menção ao pedido dos moradores, que “tem feito investimentos para melhorar a qualidade do sinal em Lages e demais cidades de Santa Catarina.”

A operadora disse que “implantou a frequência de 700 MHz (Mega-Hertz) – faixa liberada após o desligamento do sinal analógico de TV aberta – no município, ampliando a capacidade e cobertura indoor (ambientes fechados) do 4G. E concluiu dizendo que “vai investir R$ 12,5 bilhões até 2021, especialmente em infraestrutura de rede.”

clique para comentar

Deixe uma resposta