Conecte-se a nós

Notícias

Mais de 100 equipes e 30 mil visitaram o Rodeio de Santa Isabel

Published

on

Um dos atrativos do rodeio é a laçada que pode ser individual, em dupla, trio quarteto - Fotos: Bega Godóy

Representantes de Centro de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes e público em geral de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul participaram dos quatro dias do tradicional Rodeio Santa Isabel, registrando mais de 30 mil visitantes. O evento, que realizou na sua 51ª edição, promovido pelo CTG Mangueira Velha, encerrou-se no domingo.

Além das laçadas (individuais, em duplas, trios e quartetos), quando cada um tem 100 metros de cancha para laçar os novilhos, houve duelos de seleções (entre os CTGs Mangueira Velha; Minuano Catarinense, de São Joaquim; e Nordeste Urupemense), shows tradicionalistas e duelo de prendas, que mostrou o talento feminino nas laçadas.

A criançada também teve espaço e cerca de 60 delas, nas categorias de 0 a seis anos, e de seis a 11 anos, competiram na laçada da vaca parada. Os três dias de laçada mobilizaram oito narradores.

Além disso, quem passou pelo evento pôde visitar as lojas especializadas em produtos para a lida campeira e saborear o tradicional carreteiro feito com 32 ovelhas e acomodado em 18 panelões. Aproximadamente, duas mil pessoas acamparam no evento.

O patrão da parte campeira do CTG Mangueira Velha, Zanata Mello, comemorou o número de inscrições e garantiu que a cada ano observa o crescimento. “Mais de 100 equipes”, explica.

E a próxima edição, sempre no segundo fim de semana de janeiro, já está sendo pensado, por enquanto, Zanata não anunciou nenhuma novidade.

Sobre as promessas constantes de asfaltamento dos 8 quilômetros entre a SC-114 e o local do evento, ele acredita que desta vez será realizado.

Ivonir Machado

O cantor iria se apresentar no Rodeio de Santa Isabel, mas sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico no sábado, em Florianópolis. No entanto, seu grupo cumpriu a agenda na Serra Catarinense.

O músico, estava em casa quando passou mal, foi levado pelo Samu ao Hospital Baía Sul. Na sexta-feira, Machado havia feito show no Celeiro’s Beer, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Gaúcho de Cruz Alta, é considerado o “rei da vanera” desde a criação do Garotos do Ouro, grupo que ajudou a criar.

Conquistou cinco discos de ouro, um de platina, além de gravar mais de 600 músicas.

Cerca de 2 mil pessoas no acampamento

Mesmo sem ter ligação com as atividades campeiras, a família Gonzatto e amigos de Lages acampam no Rodeio de Santa Isabel há 13 anos seguidos.

O grupo, com mais ou menos 20 pessoas, entre adultos e crianças, começou a chegar na segunda-feira. Um lonão foi armado e, em embaixo, outras seis barracas para abrigar todo mundo.

De acordo com Bruno Gonzatto, a hospitalidade dos organizadores do CTG Mangueira Velha é um dos aspectos que faz com que o amigos se empenhem para reunir os pertences, cozinhar e aproveitar o evento. “Tem chuveiro quente, muitos banheiros e não paga para acampar. É muito divertido e, além disso, podemos trazer o que consumimos”, explica.

Sesteada da Canção Nativa

O festival colocou no palco cantores das categoria mirim e adulto, representados por diferentes CTGs e artistas em geral. Os três melhores intérpretes, a revelação, e o melhor instrumentista foram premiados.

Na interpretação ganhou Francieli Souza Blugoslawski com a música, “Na voz de um pássaro que cantou”; em segundo, Cris Chardosino (foto), com a música Florinda; e em terceiro, Lucas Soares, com a música “Coração Gaúcho”. Todos são de Lages. A música mais popular foi de Paulinho Guazelli; melhor instrumentista, Ingrid Doors; e revelação, “Grupo Trança de Cordas.

Comentários
Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade/responsabilidade do Correio Lageano. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste site, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia por escrito do CL ou do titular dos direitos autorais.