Conecte-se a nós

Notícias

Lixo continua sendo descartado no Rio Tributos, em Correia Pinto

Published

em

Última limpeza realizada pela Secretaria de Obras e Rotary Clube - Foto: Rotary Clube/ Divulgação

O Rio Tributos que corta a cidade de Correia Pinto foi desassoreado para evitar enchentes nos bairros. Porém, algumas pessoas continuam descartando lixo no local. Com o tempo, estes resíduos podem acumular e provocar novo assoreamento, além, da poluição nociva ao meio ambiente.

O fato preocupa os moradores. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vazão do rio diminui e corre risco de provocar alagamento nas margens, causando prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.

No final do ano passado, foi feita uma ação da Secretaria Municipal de Obras e com o Rotary Clube para fazer uma limpeza no rio. Foram retirados materiais como pneus, garrafas pets, sacolas plásticas, entre outros.

O secretário de Obras, e também vice-prefeito Casimiro de Liz, conta que já foram feitas campanhas de conscientização para combater o descarte irregular. “Infelizmente as pessoas continuam jogando lixo”, diz.

Ele acredita que pelo fato de o rio passar pela cidade às vezes as pessoas se aproveitam para descartar o lixo. “O pessoal tira de casa e descarta dentro do rio, sem se preocupar com as consequências”.

Limpeza

Na época, 12 quilômetros de extensão do rio foram beneficiados pela obra que contemplou serviços de dragagem; limpeza do fundo e das margens; podas das árvores, que margeiam o rio e a correção de parte do leito para aumentar a vazão e a velocidade da água.

O desassoreamento foi realizado pela prefeitura de Correia Pinto com recursos do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, no valor de R$ 345 mil.

Extensão do Rio

O leito do Tributos possui 35 quilômetros, ele nasce no Bairro Tributo em Lages e desemboca no rio Canoas, em Correia Pinto, onde fica sua foz. Seus principais afluentes são dois ribeirões, Invernadinha e Bandeirinhas, cada um com 14 quilômetros.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: