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Limpeza deve ser feita duas vezes ao ano

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Alex Ramos faz a manutenção e a limpeza dos aparelhos - Foto: Camila Paes

Não é só com o ajuste das temperaturas dos ares-condicionados que é preciso atenção na hora de prevenir doenças respiratórias. A limpeza dos equipamentos também é de extrema importância para evitar a incidência de gripes e alergias. É de seis em seis meses que é preciso fazer a limpeza do aparelho de ar-condicionado, como explica o técnico em refrigeração Alex Ramos. Nos filtros de ar ficam acumuladas sujeiras que podem ajudar na proliferação de contaminações por fungos e a maior incidência de alergias.

No laboratório de análises clínicas Ambrósio, na Rua Castro Alves, os aparelhos instalados na recepção e na sala da farmacéutica Kátia Ambrósio são limpos a cada seis meses. Kátia explica que guardam certificados do trabalho, como pede a Vigilância Sanitária.

Alex relata que, em Lages, não há costume de mandar o aparelho para manutenção, principalmente em residências particulares. “Encontramos aparelhos que ficam de 3 a 4 anos sem a limpeza”, ressalta. Os principais clientes são empresas que precisam apresentar a comprovação da limpeza dos ares-condicionados. Ele ainda explica que, caso o aparelho seja bastante usado durante o verão, a manutenção de ser realizada a cada três meses.

Além da questão de saúde, Alex explica que a falta de cuidados pode ocasionar infiltrações nos locais onde estão instalados, já que ocorre o entupimento da tubulação.
Em 1998, o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram a portaria nº 3.523, que regulamenta o uso e manutenção dos ares-condicionados. O documento explica que é necessário a limpeza dos equipamentos e troca dos filtros de ar com regularidade. O gerente da Vigilância Sanitária em Lages, Paulo Roberto Branco, explica que a fiscalização em Lages é feita quando as empresas solicitam a renovação do Alvará Sanitário.

Com isso, os técnicos fazem vistorias nos estabelecimentos e quando há aparelhos de ar-condicionado pedem a documentação de que comprove a limpeza e indicam que o procedimento seja realizado a cada seis meses. “Há casos também em que a população faz denúncias de mau uso do equipamento e a Vigilância realiza a notificação”, explica Paulo.

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