Conecte-se a nós

Notícias

Lei Seca não reduz embriaguez ao volante

Published

em

Foto: Susana Küster

Depois de 10 anos da criação da Lei Seca, que veio com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito provocados pela embriaguez ao volante, o resultado não é o esperado. Em uma década, mesmo com mais rigor na fiscalização de motoristas que dirigem embriagados, o problema continua sendo uma das principais causas de morte no trânsito no país, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (Abramet).

Em Lages, não houve redução significativa no número de acidentes de trânsito, nem no número de condutores flagrados embriagados enquanto estavam dirigindo.

Na visão do tenente, Bruno Montovani, da Polícia Militar de Lages, a cultura de dirigir bêbado está enraizada no Brasil. Ele frisa que a capacidade de domínio do veículo diminui muito quando se está embriagado e isso foi comprovado cientificamente, mesmo assim, muitas pessoas não são conscientes sobre os riscos para si e para os outros.

Ele destaca que mesmo com o endurecimento da pena para quem é pego dirigindo embriagado, os casos não diminuíram. “Inclusive, o Brasil tem uma das penas mais duras do mundo, mesmo assim, isso não tem sido suficiente para reduzir os acidentes e mortes provocadas no trânsito por embriaguez ao volante”, lamenta.

O tenente afirma que a PM tem feito palestras e campanhas educativas com o objetivo de conscientizar sobre o assunto. Além disso, há policiais que são diariamente encaminhados para fazer blitze e verificar essa situação. “É preciso cada vez mais campanhas educativas que incluam crianças e adolescentes, isso ajudará muito na luta contra a embriaguez ao volante porque somente a fiscalização não vai resolver”.

Álcool

Uma dose de bebida alcoólica equivale a 14 gramas de álcool puro, o que corresponde a uma lata de cerveja de 350 ml, ou uma taça de vinho de 150 ml ou uma dose de 45 ml de bebida destilada, como uísque, vodca ou cachaça.

Acidentes em Lages

2015 – 2366

2016 – 2124

2017 – 2256

2018 – 935 (janeiro a maio)

CNH’s recolhidas por embriaguez

2016 – 201

2017 – 161

2018 – 82 (janeiro a maio)

Dados: PM de Lages

O que prevê a Lei

  • R$ 2.934,70 é o valor da multa,
  • Sete pontos na carteira
  • Um ano sem poder dirigir
Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: