Conecte-se a nós

Esportes

Lei libera uso de bebidas nos estádios. Tio Vida pode se adequar

Published

on

O Estádio Tio Vida, em Lages, pode se adequar à nova lei - Foto: Divulgação

A lei que libera a venda e o consumo de cerveja nos estádios e arenas desportivas de Santa Catarina será encaminhada para sanção ou veto do governador Raimundo Colombo. De autoria dos deputados Rodrigo Minotto (PDT) e Manoel Mota (PMDB), a proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).

O projeto possibilita a venda de cerveja nos estádios, sendo que 20% dos produtos comercializados deverão ser reservados para cervejarias artesanais. Os deputados que se manifestaram contra a proposta acreditam que a liberação da cerveja vai aumentar a violência nos estádios e pode afastar os torcedores, principalmente mulheres, crianças e idosos, das arquibancadas.

Divergência_ O Ministério Público Estadual (MPSC) e a Polícia Militar são contra a lei. Em nota técnica emitida ainda na fase de discussão da proposta, o MPSC destacou que a liberação das bebidas “contraria disposição do Estatuto do Torcedor, além de representar riscos aos torcedores e aumentar a possibilidade de conflitos fora de campo”.

Na mesma época, o tenente-coronel Sandro Cardoso da Costa declarou que a corporação é contrária ao projeto de lei. “É público e notório que, desde a proibição da bebida alcoólica dentro dos estádios, houve diminuição das ocorrências, de pequenos conflitos entre torcedores”, falou. Futebol, torcida organizada e álcool têm potencial de risco enorme”.

A SC Clubes e a Federação Catarinense de Futebol (FCF), porém, pensam diferente. “Entendemos que não existe qualquer relação entre violência e bebida, neste caso, especificamente, a cerveja”, pontuou o presidente da entidade, Sandro Pallaoro.

Ele afirma que a proibição tem prejudicado financeiramente os clubes. Para o presidente da FCF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, a “falta da presença maciça de torcedores nos estádios tem relação direta com a proibição da venda de bebida alcoólica”.

Comentários
Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade/responsabilidade do Correio Lageano. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste site, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia por escrito do CL ou do titular dos direitos autorais.