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Lei afeta o marketing digital

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Foto: Divulgação

O uso das redes sociais e da internet como ferramenta de marketing será, digamos, organizado no País. Criada para regulamentar o tratamento e o uso de dados pessoais por empresas do setor público ou privado, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), nº 13.853, de 2019, entrará em vigor, até o momento, em agosto de 2020. Por isso, é importante ficar atento a todas as mudanças!

Já em vigor em países europeus, a Lei Geral de Proteção de Dados define quais informações são consideradas como dados pessoais, tais como: nome; endereço; e-mail; números de documentos; dados de cadastro e telefones.

Com a regulamentação, a coleta, a utilização e a divulgação dessas informações por campanhas de Marketing , por exemplo, ficam proibidas, a não ser que haja a autorização do consumidor. Ou seja, para agências que trabalham com campanhas digitais é muito importante entender a lei que, se descumprida, pode: causar danos à imagem do consumidor, acarretar em punição legal e acionar o pagamento de multas que variam conforme a gravidade da situação.

A coleta de dados deve ser feita com as seguintes ressalvas: deve haver uma solicitação clara da informação, o envolvimento de menores deve ser autorizado por responsáveis e o titular estará apto para solicitar alterações, exclusões e complementações das informações.

A responsabilidade por parte das agências

Para se ter uma ideia, Crenças, posicionamento político, sexualidade, condições físicas e de saúde são considerados dados sensíveis. Atualmente, não há regras. Informações pessoais são comercializadas entre as empresas. Basta você fazer um cartão de crédito ou um financiamento para que comece a receber ligações de outras operadoras e bancos com atendentes que sabem praticamente tudo sobre você. Isso deve acabar.

Economia em alta_ Um dos principais feriados prolongados do ano deve representar uma injeção de recursos na economia. Com pelo menos 36 milhões de brasileiros aproveitando a festa, o Carnaval deve movimentar R$ 8 bilhões neste ano. Responsável pela estimativa de faturamento, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) calcula que, em termos de receita, esse será o melhor carnaval desde 2015. A entidade estima a contratação de 25,4 mil trabalhadores temporários em todo o país, alta de 2,8% em relação ao Carnaval do ano passado.

Lado bom_ No próximo dia 1º de março, o Brasil dá um importante passo rumo à economia de baixo carbono, com a elevação da mistura de biodiesel no diesel para 12%, o B12. O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de óleos vegetais, gorduras e resíduos como o óleo de cozinha usado. Com produção e consumo de 7 bilhões de litros projetados para 2020, o Brasil ocupa a segunda posição como maior produtor e consumidor de biodiesel no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, onde é possível encontrar até B20 (diesel com 20% de biodiesel) nos postos. A Indonésia disputa o segundo lugar com o Brasil, e já fala em usar B40. O biodiesel equilibra a exploração dos potenciais brasileiros, reduzindo importação de combustível e fortalecendo a indústria

Lado ruim_ A produção de biodiesel tem como base, geralmente, grãos de soja e milho. São os mesmos grãos que falam para a ração de aves e suínos penalizando os produtores catarinenses. Fato é que o uso de biocombustíveis é extremamente benéfico ao meio ambiente, mas alguns países tiveram que optar em usar suas terras para essa finalidade ou para produzir alimentos destinados ao consumo humano. Está aí um dilema…

Jurássico_ Novas tecnologias são utilizadas cada vez mais na arte de fidelizar os clientes. Atualmente compras e pagamentos são feitos rapidamente com o uso do celular, sem a necessidade de se tirar o cartão de crédito da carteira. Na semana passada, fiquei surpreso ao pagar uma fatura e ser informado que o pagamento deveria ser 100% em dinheiro ou 100% no cartão de débito, a intenção era usar as duas formas. Como já era tarde, tive que voltar no outro dia, depois de passar no caixa eletrônico e sacar o dinheiro. Em pleno século 21, uma coisa comum em qualquer supermercado ainda é impossível para uma grande rede de lojas…  

Alimento e trabalho_ Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho mostrou que ter uma alimentação inadequada e pesada na empresa pode reduzir em até 20% a produtividade dos colaboradores,  prejudicando assim a sua eficiência e desempenho. Ter uma alimentação pesada e de má qualidade pode causar uma séria de problemas como indisposição, fadiga, má digestão, além de causar diversos danos à saúde mental e física dos indivíduos. Fica a dica, já que na Serra Catarinense são várias as empresas que possuem refeitórios. 

Nossa carne_  Depois de mais de dois anos de embargo, os Estados Unidos liberaram as compras de carne bovina in natura do Brasil. A liberação ocorre semanas depois de uma visita de agentes sanitários norte-americanos ao Brasil. Durante a visita a Washington, em março do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro havia pedido ao presidente Donald Trump o fim do embargo americano à carne bovina in natura brasileira. Agora que o mercado está se normalizando, a possível exportação para os EUA pode provocar uma nova elevação dos preços. 

Calçadão_ As obras de revitalização do Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, em Lages, certamente trarão transtornos aos lojistas. Impossível ser diferente, tanto que o prazo para o início dos trabalhos foi acordado com o pessoal da CDL. Mas futuramente, todos colherão os frutos de estar em um espaço revitalizado e com grande atrativo turístico. Pesquisas apontam que ao visitar uma cidade, as pessoas evitam espaços sujos ou com problemas estruturais. Ou seja, não basta ter uma loja legal, o acesso também precisa ser.

4 Comentário

4 Comentários

  1. Daniel Andrade

    12/03/2020 at 16:36

    Artigo super interessante sobre LGPD! Talvez eu faça um artigo sobre isso no meu site internet.

  2. Fabiana Bonora

    27/02/2020 at 01:05

    Muito bom o artigo. Importante estar informado e de acordo com a lei!

  3. Osmando

    25/02/2020 at 18:34

    marketing digital,Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), nº 13.853, de 2019, entrará em vigor, até o momento, em agosto de 2020. Por isso, é importante ficar atento a todas as mudanças!
    Isso deixa mais seguro.
    http://www.protecpragas,combr

  4. lindaiane fonseca

    25/02/2020 at 16:42

    Quer se aprimorar e saber mais dessa área, tenho uma dica incrível para você !!! rápido e prático !!
    saiba mais acessando este link e surpreenda com tantas informações importantes , para seu marketing pessoal.
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