Conecte-se a nós

Notícias

Lancheira saudável para a volta às aulas

Published

em

Nathalia com o pequeno Davi, de 5 anos - Foto: Andressa Ramos

Com a volta às aulas acontece, também, em muitas famílias, o preparo, com cuidado, de uma lancheira com comida saudável para a criançada. E na hora de montar o cardápio, alguns dos responsáveis pelos pequenos estudantes ficam na dúvida sobre o que mandar para a hora do lanche.
Mãe e chefe de cozinha, Nathalia Reche explica que o mais importante é oferecer alimentos saudáveis. “Por mais que volte, o importante é o que você ofereceu”, ressalta. É nesta oferta que a criança terá a oportunidade de provar algo diferente e até compartilhar com os colegas de sala de aula. A mãe enfatiza que todos os grupos alimentares devem estar dentro da lancheira, mas sempre cuidando do horário. Por exemplo, se a criança estuda pela manhã, o lanche deve ser mais leve, já que dali a algumas horas terá o almoço e essa refeição não pode ser prejudicada. Já se a aula for à tarde, pode apostar num lanche um pouco mais completo.

Outro item que não pode faltar dentro da lancheira, segundo a chefe de cozinha, é a garrafa de água. A dica é utilizar gelos de plástico congelados dentro de uma outra garrafa para manter a água fresca. Águas saborizadas também são uma opção para matar a sede, Nathalia explica que basta congelar o suco natural em forminhas de cubos de gelo e, depois, colocar dentro de uma garrafa com água. “Minha dica para manter a temperatura dos alimentos e água dentro da lancheira, por mais tempo, é deixa-lá dentro da geladeira da noite para a manhã”.

Comidas caseiras são as melhores, segundo a mãe, porém, se não der tempo de fazer, a alternativa é comprar produtos orgânicos ou integrais. No caso das frutas também, mas se os preços forem altos, Nathalia sugere que sejam compradas frutas da estação, já que possuem menos agrotóxicos. Ela enfatiza, ainda, que tirar os biscoitos dos pacotes e guardar dentro de um pote pode ser uma forma de a criança comer algo diferente e não perceber qual é a marca. Minilegumes são atraentes aos olhos dos pequeninos e é uma chance de eles comerem diariamente algo nutritivo e saudável. No caso de salgadinhos, eles podem ser substituídos por pipoca.

Chefe de cozinha

A chefe de cozinha Maiara Liz destaca que os lanches preparados para as crianças precisam ser completos, conter leite, frutas e carboidratos na medida certa.

Procure fazer sucos naturais com baixo índice de oxidação, como abacaxi, maracujá, suco integral de uva (verificar rótulo), acerola (pode-se usar sucos de polpa). Lembrando sempre de mandar dentro de uma garrafa térmica, quanto mais fresco o suco, melhor. Por mais que sucos de caixinha sejam práticos, são maléficos para a saúde, portanto, evite.

Frutas: escolha frutas que a criança goste, não adianta forçar uma fruta, se ela vai e volta na lancheira, faça variações, brinque com sabores, uma salada de frutas com as preferidas da criança é uma boa. Não esqueça da refrigeração, coloque-as em uma lancheira térmica, pois algumas frutas fermentam com facilidade depois de cortadas. Seja criativo, criança adora alimentos coloridos e que sejam divertidos de comer. Faça desenhos, formatos diferentes, torne o lanche atrativo. Faça parceria com as mães dos amigos das crianças, para que todos levem lanches mais saudáveis, para evitar que a criança queira sempre o lanche do amigo, que pode ser diferente da proposta que você está fazendo.

Sanduíches com patês é uma forma de a criança comer legumes e verduras de maneira fácil. Sanduíches devem ser enrolados em papel-alumínio e colocados dentro de uma lancheira térmica, para evitar que estraguem até o momento do consumo.

Bolos: procure fazer bolos caseiros que sejam mais naturais, como bolos de cenoura, laranja, coco, e até mesmo chocolate (utilizando cacau em pó para a redução de açúcares). Evite bolos prontos, pois são cheios de conservantes.
Iogurtes e leites fermentados: podem ser consumidos, desde que sejam gelados. Mande-os sempre dentro de uma lancheira térmica, para que sejam consumidos frescos.

Opções de cardápio

>>1) Uma fruta no pote (picada para facilitar), um sanduíche com patê de ricota, franguinho desfiado e cenoura ralada (envolvido em papel-alumínio) e suco de maracujá natural (dentro de garrafa térmica).

>>2) Salada de frutas no pote (use frutas que a criança mais gostar), um pedaço de bolo de cenoura ou chocolate (faça cobertura com cacau em pó para diminuir os açúcares), um iogurte ou leite fermentado (garanta que seja consumido gelado, mande-o em uma térmica).

>>3) Uma fruta no pote (picada para facilitar), dois pães de queijo (ou quantidade de acordo com o tamanho da criança) e suco de uva integral (verificar rótulo)

>>4) Uma fruta (banana, por exemplo), potinho com cereal integral e uma garrafinha térmica com leite (refrigerado em lancheira térmica).

Lembre sempre: mandar uma garrafinha de água, colher para comer o lanche, e HIGIENIZE muito bem as frutas.

Pingue-pongue com a nutri

A nutricionista Flaviane Barbosa, explica como preparar uma lancheira saudável para as crianças e o que não pode faltar nela.

1) Qual a melhor maneira de preparar um lanche para a criança?
>>Organização é o primeiro passo: elaborar um cardápio semanal, para comprar todos os ingredientes;
>>Dar preferência para ingredientes saudáveis (frutas, verduras, alimentos integrais) evitando oferecer industrializados, que são cheios de nomes estranhos na lista de ingredientes e alimentos ricos em açúcar;
>>Variar os alimentos, dar preferência para frutas da época.

2) O que não pode faltar na lancheira?
>>Garrafinha com água;
>>Fruta ou vegetal;
>>Carboidrato (pão, biscoito, bolo sem cobertura);
>>Proteína (requeijão, queijo, castanha do Pará)
>>Líquido (água de coco, iogurte, suco)
3) Como fazer um lanche atrativo, saboroso e saudável?
>>Incluir a criança na preparação do lanche, isso facilita a aceitação do mesmo;
>>Usar alimentos coloridos (frutas e verduras), cores de personagens infantis;
>>Variar a forma que oferece o lanche (espetinho de frutas, sanduíche, carinhas), abusar da criatividade!

4) Sugestão de cardápio para a lancheira:
>>Cookies de aveia, suco de uva, maçã;
>>Bolo integral de laranja, água de coco, ameixa;
>>Sanduíche natural, suco de abacaxi com hortelã, uva;
>>Pão com manteiga, iogurte natural (adicionar fruta picada), espetinho de tomate cereja com queijo;
>>Grissini, suco de maçã, mamão picado.

 

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: