Geral

Lages terá novo modelo de atendimento na Saúde

Published

em

Ministro também entregou viaturas novas para o Samu - Foto: Silviane Mannrich/ Divulgação

Daqui a alguns meses, moradores de Lages contarão com um novo modelo de atendimento pela Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento domiciliar com equipe multidisciplinar acontecerá graças ao investimento do Governo Federal.

Em visita a Santa Catarina, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta anunciou o valor de R$1,2 milhão anual para Lages. Segundo a secretária de Saúde, Odila Waldrich, a solicitação para este programa foi feita em 2017, recebeu uma resposta no ano passado, mas somente neste ano o valor será encaminhado.

Com esses recursos, a Secretaria Municipal de Saúde de Lages poderá manter uma equipe com vários profissionais da área de Saúde para atender a comunidade diretamente em sua casa.

Além desses benefícios, as gestantes e puérperas também serão contempladas. Isso porque o Hospital Tereza Ramos será habilitado como Casa de Gestante, Bebê e Puérpera com recursos de R$ 720 mil anuais. Atualmente, a Casa Mãe Maria Tereza já conta com infraestrutura para receber as futuras mamães e aquelas que precisam ficar próximas de seus filhos que estão internados.

Ao todo, 43 municípios serão contemplados, na Serra, além de Lages, Bocaina do Sul receberá mais uma ambulância para o Samu. O ministro enfatiza que Santa Catarina é o primeiro Estado do Brasil que fará as habilitações neste ano devido a organização de estrutura.

Sobre as habilitações ele destacou que todas já estavam prontas, mas que ao passar pela análises técnicas e junto da bancada de Santa Catarina pôde-se concluir o investimento. O reforço financeiro é destinado a serviços de hemodiálise, atenção domiciliar, novos leitos hospitalares, Rede Cegonha, UPAs, além da ampliação e renovação da frota do SAMU 192.

Este é um trabalho que vem sendo realizado pelo Fórum Parlamentar Catarinense, em especial pela deputada Carmen Zanotto que representa a área da saúde. “Nosso trabalho foi constante para garantir mais atenção a saúde da população catarinense, principalmente na descentralização dos serviços para garantir um atendimento mais ágil e próximo da casa dos pacientes”, ressalta a parlamentar.

A deputada disse, ainda, que com o investimento novos serviços poderão ser habilitados como a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva, saúde mental, Caps, UPA. Carmen enfatiza que com mais recursos mais atendimento à população.

clique para comentar

Deixe uma resposta