Conecte-se a nós

Notícias

Lages sediará etapa do Estadual do Downhill

Published

em

Foto: Adecir Morais/ Arquivo CL

Lages será palco de muita adrenalina e velocidade. A cidade sediará, nos dias 15 e 16 do mês que vem, a sétima etapa do Campeonato Catarinense de Downhill (esta modalidade esteve presente nos Jogos Abertos de Santa Catarina – Jasc, em 2017). A competição acontecerá na pista do Parque Pedras Brancas, às margens da SC-114, entre Lages e Painel.

O downhill, que consiste em descer de bicicleta ladeiras com vários obstáculos, mesclando saltos e velocidade, é um prova individual contra o tempo, isto é, vence o piloto que fizer o menor tempo. No caso de Lages, a pista possui cerca de mil metros, com desfiladeiro natural, passando em meio a uma plantação de pinus, com inúmeros obstáculos pelo caminho. A expectativa média de tempo de cada piloto será de 2,5 minutos, podendo chegar a 2,1 minutos. A velocidade média é de cerca 50 Km/h.

Conforme Wilson José Oneda Filho, um dos organizadores da competição, o evento reunirá cerca de 50 pilotos de várias categorias, de todo o estado. Além de fazer parte das disputas do estadual, a corrida valerá pontos para a Descida de Santos, em 2019, em Santos, São Paulo, a principal prova de downhill da América Latina. “A prova exige muita técnica e habilidade dos pilotos”, enfatiza Wilson.

Ele afirma que a competição reunirá pilotos de ponta do downhill do cenário nacional e até mundial, como Markolf Berchtold, campeão mundial da modalidade. De Lages, participarão cerca de 10 competidores, dentre eles, Rubens Bussolotto, que no ano passado venceu em casa na categoria master, e Kaue Mondadori, da categoria infanto.

Programação

A programação inicia no dia 15, com treinos livres das 8h até as 17h. Já as provas começam no dia seguinte, das 9h às 13h. No local da corrida, será montada uma estrutura para dar suporte aos pilotos. O público interessado pode acompanhar as provas sem pagar nada.
Organizado pela Federação Catarinense de Mountain Bike, o Estadual de Downhill conta com 10 etapas. Os campeões de cada categoria (ao final das 10 etapas) garantem vaga para a disputar a Escadaria de Santos. A sexta etapa, antes da competição desembarcar em Lages, acontece neste fim de semana, em Pomerode.

Categorias em disputa

Kids I: 6 e 7 anos
Kids II: 8 e 9 anos
Kids III: 10 a 12 anos
Infanto-juvenil: 13 a 14 anos
Juvenil: 15 a 16 anos
Júnior: 17 a 18 anos
Sub 23: 19 a 22 anos
Sub 30: 23 a 29 anos
Master A 30 a 34 anos
Master B 35 a 39 anos
Master C 40 a 44 anos

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: