Cultura

Grupos de dança de Lages conquistam 12 premiações em festivais no Sul do país

fenisio Por Fenisio Pires
02/09/2026 - 10:32 2 min de leitura
Bailarinos da Escola de Artes de Lages participam de festivais de dança no Sul do país
Fotos: Divulgação

A arte produzida em Lages ganhou destaque em palcos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Grupos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL), participaram de dois festivais de dança e retornaram com 12 premiações em diferentes categorias.

Notícias de Lages no seu WhatsApp

Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região

Entrar no canal

As apresentações ocorreram no Festival Orleans em Dança, em Orleans (SC), e no Dança Erechim, no Rio Grande do Sul, entre os dias 26 e 30 de agosto.

Grupo de Lages conquista sete prêmios em Erechim

No Dança Erechim, o grupo orientado pela professora Bruna Osório participou da 6ª edição do festival, que reuniu 2.020 bailarinos, 120 grupos e escolas e 394 coreografias.

A Escola de Artes apresentou seis trabalhos e conquistou sete premiações.

A coreografia “Fast and Furious” ficou com o 1º lugar em Danças Urbanas Adulto. A dupla Guilherme Camargo e Kauane Alencar também conquistou o 1º lugar na categoria Duo Danças Urbanas Adulto com “Bitch Bo$$”.

A coreografia “Osiris” venceu em Estilo Livre Adulto e ainda recebeu uma premiação especial do júri popular, ficando em 3º lugar como Melhor Coreografia da noite.

Já “Backstage”, apresentada por Rafaela Reis, Nicole Bello e Sophie Gerber, conquistou o 2º lugar em Trio Danças Urbanas Adulto.

Na categoria Juvenil, “San Andreas” ficou em 2º lugar em Danças Urbanas, enquanto “Flammes” garantiu a segunda colocação em Danças Urbanas Juvenil.

Mais de 50 bailarinos integraram a delegação lageana no festival.

Escola de Artes também teve premiações em Orleans

No Festival Orleans em Dança, o grupo comandado pelo professor Robson Oliveira participou com 57 bailarinas, quatro grupos e um solo.

A delegação conquistou cinco premiações. Luane Martins ficou com o 2º lugar no solo feminino pela coreografia “Subway Surf”.

Também foram premiadas as coreografias “Cruella”, em 2º lugar; “Deu a Louca na Emília”, em 3º; “Baile de Máscaras”, em 4º lugar na categoria Grupo Infantil; e “A 1920”, que conquistou a 4ª colocação na categoria Conjunto Juvenil.

Escola de Artes fortalece formação cultural em Lages

Segundo a Fundação Cultural de Lages, a participação em festivais permite aos bailarinos apresentar trabalhos, trocar experiências e ampliar a formação artística.

A superintendente da Fundação Cultural de Lages, Carla Zonatto, destacou a importância da Escola de Artes na formação dos alunos e no acesso à cultura no município.

Como isso impacta sua vida?

As conquistas dos grupos de dança mostram a presença de Lages em eventos culturais regionais e o trabalho desenvolvido na formação artística de crianças, jovens e adultos pela Escola de Artes do município.