Conecte-se a nós

Notícias

Lages não atinge meta de vacinação

Published

em

Foto: Bega Godóy

Apesar dos esforços dos profissionais de saúde, familiares e ações fortes tanto local como nacionalmente, a meta de Lages em vacinar, 8 mil crianças, não foi atingida. Desde o início da Campanha de Mobilização Nacional contra a poliomielite e sarampo, dia seis deste mês, os números mostram pouco mais de 4 mil vacinações dos menores de cinco anos.

Neste sábado (18), Dia D da Campanha de vacinação, as 22 Unidades de Saúde e do Distrito de Índios de Lages receberam as crianças. A procura foi grande, tanto que a Unidade do Bairro Santa Mônica precisou ser reabastecida. Antes do meio dia as 100 doses de cada (sarampo e poliomielite) estavam quase esgotadas e foram providenciadas outras  200 doses de cada.

A esperança da Secretaria de Saúde é chegar perto da meta no próximo sábado. Para que isso aconteça, organiza uma ação no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho durante todo o dia. A campanha que imuniza com gotinha e a tríplice viral (injeção – sarampo, caxumba e rubéola) se estende até dia 31 deste mês. Na região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) a meta é imunizar 15 mil.

Para conscientizar as famílias e melhorar a cobertura vacinal o sistema de imunização do Ministério da Saúde elaborou estratégia e vinculou a vacina a matrícula e rematrícula com a apresentação da carteira de vacina. Isso significa que quem não tiver com o calendário em dia não poderá fazer os pedidos. A gerente de vigilância Epidemiológica, Sumaya Pucci lembra que, a partir de setembro para as consultas pediátricas será exigido o cartão SUS da criança. “É uma determinação do Ministério da Saúde”, explica.

“Não entendo como as pessoas não percebem que é para ao bem da criança. Ela chora sapateia mas fica imunizada”, disse a mãe de João Vitor Pavelski. O garoto vai fazer cinco anos em setembro e recebeu a gotinha e a injeção da poliomielite. Sua carteirinha de saúde está em dia.

 


— 

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: