Conecte-se a nós

Notícias

Lageanos aderem à onda das cervejarias artesanais

Published

on

James e Eli arriscaram e agora são cervejeiros artesanais - Foto: Andressa Ramos

No último ano, o número de cervejarias artesanais no Brasil cresceu 37,7%. Com a possibilidade de produzir a própria cerveja, pessoas das mais diversas profissões decidiram migrar para este ramo.

Exemplo disso são os sócios Eli Fernando Zanon Carneiro e James Tadeu Branco, de Lages. Eles trabalhavam, um como mecânico e outro como eletricista em uma indústria. Viram que o negócio ia dar certo e resolveram pedir demissão e investir.

Santa Catarina está em quarto lugar no ranking de estados com maior cervejarias artesanais. Nos índices per capita, o Rio Grande do Sul também lidera com uma cervejaria para cada 79.873 habitantes.

Santa Catarina ocupa o segundo lugar com uma para cada 89.758 e o Paraná está em terceiro com 169.476 habitantes por cervejaria.

Em Lages, a marca Princesa da Serra de Eli e James tem capacidade para produção de quatro mil litros. Ao menos, uma vez por semana, ou quinzenalmente, eles produzem 800 litros. A venda é direcionada para três estabelecimentos e, também, para eventos.

Eli enfatiza que a importância de se consumir uma cerveja da região é porque o imposto gerado permanece na cidade.

Os sócios ressaltam ainda, que quanto mais cervejarias existirem na cidade, o turismo cervejeiro aumentará e contribuirá para o aumento da economia da região em diversos setores.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, os números comprovam a força do segmento, que ganha espaço a cada ano.

“As cervejarias artesanais e independentes, que não têm relação com grupos econômicos internacionais, estão conscientizando o consumidor sobre a degustação da bebida, além de contribuírem para a cultura gastronômica local”, comenta.

Lageanos participam de evento nacional

Eli e James participarão, de 3 a 5 de março, do Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau.

O evento antecede e faz parte do Festival Brasileiro da Cerveja, que vai de 7 a 10 de março, também em Blumenau.

“O concurso, a cada ano, vem se destacando no cenário nacional e internacional do meio cervejeiro. Em 2018, ele terá mais de 2.800 rótulos, disputando o prêmio de melhor cerveja, em mais de 148 estilos, apresentados por mais de 475 cervejarias”, destaca James Branco.

A Cervejaria Princesa da Serra estará participando com três rótulos: American Lager (a que já está sendo comercializada), Weizen, e a IPA (India Pale Ale).

“Além de poder mostrar nossos produtos em um evento dessa grandeza, o mais importante é ter nossos rótulos avaliados por especialistas, que ao avaliarem, nos dão o retorno para que possamos fazer correções e melhorias em nossos produtos e assim alcançarmos o espaço que gostaríamos de ocupar”, finaliza Branco.

De Lages para o Brasil

O lageano Anderson Fabiano Varela é cervejeiro há 12 anos. Começou com uma pequena produção de cerveja artesanal e, atualmente exporta mais de 90% da produção para outros municípios catarinenses e até para outros estados.

A Frostbier está sendo enviada até para São Luis do Maranhão. Dentro de Santa Catarina são mais de dez cidades. Com o crescimento, o mestre cervejeiro precisou migrar sua produção para o meio oeste, já que não teria mais condições de seguir com a fabricação em Lages.

Comentários
Compartilhe

Notícias

Lages celebra os oito anos de implantação do Instituto Federal de Santa Catarina

Published

on

Por

Foto: Divulgação

Lages é considerada um polo de educação em nível superior e está cada vez mais se consolidando como referência em nível técnico. São milhares de alunos matriculados que se deslocam de outras cidades ou até mesmo de municípios do estado vizinho, Rio Grande do Sul, para frequentar os diversos cursos oferecidos e se qualificarem para o mundo do trabalho.

Esta semana Lages celebra uma grande conquista. Os oito anos de implantação do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). Com o objetivo de desenvolver e difundir conhecimento científico e tecnológico, formando indivíduos capacitados para o exercício da cidadania e da profissão, o Ifsc, Campus Lages, busca consolidar-se como centro de excelência na educação profissional e tecnológica no Estado.

O Campus de Lages oferece as seguintes modalidades de cursos: de qualificação, técnicos de educação de jovens e adultos, técnicos simultâneos ao ensino médio e pós ensino médio.

Na última quarta-feira (20 de junho) a Câmara de Vereadores de Lages realizou sessão que concedeu diploma e placa comemorativa pelos 10 anos de constituição no âmbito do sistema federal de ensino dos Institutos e dos oito anos de implantação em Lages.

“Neste momento de festa refletimos sobre os avanços e planejamos os trabalhos para os próximos, sempre na busca de um centro de excelência em educação”, comenta a reitora do Ifsc, Maria Clara Kaschny Schneider.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Começam as inscrições para o XIII Congresso da Educação

Published

on

Centro Serra é o local que acontece o evento - Foto: Vinicius Prado/ Arquivo CL

Inicia-se nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 22 de julho o prazo para as inscrições para o XIII Congresso da Educação, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho, no Centro Serra Convention Center. Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura de Lages, www.educacaolages.sc.gov.br. Para professores da rede municipal, o valor é R$ 30 e para outros interessados, o custo é R$ 40.

Com o tema “Formação Humana Integral: perspectivas e complexidade de um cenário em transição”, espera-se um grande número de inscritos, por acontecer em datas de recesso escolar. Palestrantes de renome também devem atrair interessados.

Este ano os principais são a atual presidente do Instituto Inspirare, Anna Penedo; a autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais, Emília Cipriano; Márcia Hobold Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o professor Pachecão, conhecido no país por suas palestras motivacionais.

O diretor de ensino da Secretaria da Educação de Lages, Carlos Eduardo Canani, explica que o congresso auxilia na formação continuada dos professores. “Já vimos professores aplicando práticas aprendidas no congresso na sala de aula”.

Durante o congresso, acontecerão oficinas que irão debater vários assuntos dentro da temática. Ao todo, são 95 grupos de trabalho que serão divididos em oito espaços. “Apesar da secretaria promover o evento, vimos que ele pertence à várias entidades, já que possuímos vários parceiros”. Ao todo serão mais de 170 profissionais envolvidos no congresso, desde os organizadores até professores que se disponibilizam a ministrar as oficinas voluntariamente.

Seminários paralelos

Uma novidade nesta edição é a realização do II Seminário da Educação Infantil, o I Seminário da Educação Especial e o I Seminário da Educação no Campo, que são eventos paralelos, incorporados dentro do congresso, atendendo a todos os níveis educacionais, com programações específicas para esses públicos.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Bombeiros combatem incêndio em secadora de grãos

Published

on

Por

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam combatendo um incêndio em uma secadora de grãos, em São José do Cerrito. O fogo começou nesta quinta-feira (21), pela manhã.

Segundo informações do Bombeiros, devido a proporção do incêndio a secadora teve de ser totalmente esvaziada.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©