Cotidiano

Lageano celebra premiação por estudo

Na manhã desta terça-feira (03), foram anunciados, na Suécia, os vencedores do prêmio Nobel de Física. A observação das ondas gravitacionais teorizadas por Einstein, recebeu a premiação, e um lageano fez parte do estudo que levou aos resultados.

Notícias de Lages no seu WhatsApp

Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região

Entrar no canal

 O pós-doutor César Augusto Costa começou a sua colaboração com o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory, Ligo, em inglês) em 2008, durante o pós-doutorado na Louisiana State University, nos Estados Unidos, para trabalhar na caracterização dos canais auxiliares que monitoram o ambiente e a instrumentação. 

 A Ligo surgiu na década de 1980, quando Rainier Weiss apresentou a ideia do interferômetro laser para detectar as ondas, para Kip Thorne e Ronald Drever. A construção reuniu milhares de cientistas de todo o mundo e as primeiras ondas foram observadas em 2015. Atualmente, César continua a colaborar com o observatório, mas, agora, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos, em São Paulo. 

 De acordo com ele, essa descoberta já está alterando a forma em que a física é estudada atualmente, já que o que era antes só uma ideia, oriunda da Teoria da Relatividade Geral, prevista pelo físico Albert Einstein, em 1915, mostrou-se explicar em certos fenômenos existentes no Universo.

 “Vejo a detecção de ondas gravitacionais como a melhor representação do que é o espírito científico: uma ideia surge e ao ser comprovada gera novas perguntas, no processo de serem respondidas outras questões surgem, as quais deverão ser também respondidas, em um ciclo ilimitado, isto conduz nosso progresso e o entendimento do Universo que habitamos”, acrescenta ele.

 César nasceu em Lages no ano de 1973 e cresceu no Bairro Universitário. Quando criança, estudou no Colégio Vidal Ramos (conhecido como Colégio Rosa) e no Centro de Ensino Fundamental (CenF), escola que funcionava na Uniplac. O ensino médio, César concluiu em 1991 no Colégio Industrial de Lages. No ano de 1995 ele iniciou os estudos em Matemática na Uniplac. 

 No ano passado, César retornou para Lages, mas desta vez, para dar uma palestra na Uniplac, onde começou sua trajetória profissional. Ele relata que foi muito bom rever professores que o inspiraram em sua graduação, além de vários amigos que apareceram para encontrá-lo depois de tanto tempo. “Tenho um carinho especial por Lages, os amigos (os melhores) e familiares que ainda vivem na cidade e a Uniplac, espero poder estar aí em breve para novos eventos”, relembrou ele. Rainier Weiss, Kip Thorne e Barry Barrisih foram laureados com a premiação. César relata que durante seu trabalho na Ligo, teve contatos com os cientistas. Principalmente com Rainier, e o descreveu como muito espirituoso, bem-humorado e inspirador.

 Anúncio foi feito na manhã desta terça, na Suécia. Ondas gravitacionais, que são ondulações na curvatura do espaço-tempo que se propagam como ondas, viajando para o exterior a partir da fonte, foram previsas em 1916, mas só foram comprovadas em 2015, graças ao Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser. César (acima) é o lageano que participou do estudo ao fazer pós-doutorado na Ligo, nos Estados Unidos.