Conecte-se a nós

Negócios

Lageano até gastará bem, mas pagará suas dívidas

Published

em

Segunda parcela do décimo será destinada à quitação de dívidas e às economias - Foto: Vinicius Prado

Um Natal mais “robusto” terá o lageano, este ano. A pesquisa de intenção de compras da Fecomércio SC mostra que a população de Lages deverá gastar em média R$ 435,85 em presentes. Mas se engana quem pensa que o décimo terceiro irá colaborar com essas compras. A segunda parcela do benefício deve ser destinada, em sua grande parte, para o pagamento de dívidas.

De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados disseram que vão utilizar o dinheiro extra para quitar dívidas, superando, inclusive, a média estadual, que registrou 37%. Outra parcela, os lageanos devem utilizar para economizar, 28% exatamente. O professor e economista Flávio Valente explica que esse comportamento econômico se deve ao fato de os últimos anos não terem sido muito bons para o consumidor. “Aquela gastança desordenada que teve anos atrás, que era estimulada pelo governo, diminuiu bastante”, comenta.

Isso se deve ao fato de que, pelo menos nos últimos três anos, a situação financeira da família brasileira de um modo geral, não era favorável ao consumo. “Houve mudança de comportamento. Agora, o que acontece é que as pessoas estão mais disciplinadas com os gastos”, destaca o economista.

Essa mudança refletiu na utilização do dinheiro. Como o décimo terceiro acaba sendo um “extra” na renda mensal, a maioria o utilizou durante algum tempo para pagamento de dívidas e, assim, mantém esse comportamento. Valente até observa a população utilizando o benefício para outros fins, este ano, mas o principal objetivo ainda é para reequilibrar a situação financeira. “Este ano, já começam a direcionar o dinheiro do décimo para outros fins, então, alguns compram, para consumo mesmo. Outros, para viagem e ainda tem aqueles que colocam na poupança”, completa.

Um cenário discrepante, se levar em conta que o lageano pretende gastar um bom valor em presentes. Mas, ao invés de utilizar seus rendimentos mensais para o Natal, aproveita a grana extra para manter a saúde financeira estável ou reestruturá-la. Confira ao lado algumas dicas de como economizar nas compras de fim de ano.

Dicas para economizar

>>Programe-se_ faça uma lista de tudo o que pretende comprar e estime os valores
>>Equilibre_ respeite os limites dos valores que você pode gastar
>>Antecipação_ não deixe para comprar próximo à data do Natal
>>Sozinho_ procure sair às compras sozinho, levar família pode aumentar o gasto
>>Sem pressa_ não se deixe se levar pela oferta, pesquise antes de comprar
>>Planejamento_ não mude seu planejamento financeiro em cima da hora
>>Negocie_ se for preciso, pechinche. Compras à vista permitem negociação
>>Controle_ só compre parcelado se isso não comprometer seu orçamento a longo prazo
>>Compare_ reveja o que pensou gastar, com o que realmente comprou
>>Aplicação_ se sobrar dinheiro, não gaste. Busque algum tipo de aplicação. Economize.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: