Conecte-se a nós

Notícias

Lageana representa SC em evento nacional

Published

em

Foto: Divulgação

Mais de 40 meninas estão participando do Desafio de Projetos ConectaIF e a lageana Leandra Oliveira Xavier, 20, foi escolhida para representar o Estado no evento nacional. No desafio, as equipes formadas pelas estudantes criarão kits didáticos para o ensino das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia no ensino médio.

Neste ano, o tema do evento é “Meninas na Ciência” e Leandra já está em Brasília para participar da semana de desafios. Ela explica que a escolha foi uma surpresa e até o momento, a experiência tem sido incrível.

“Vejo que o tema é um estímulo e inspiração para todas as garotas que querem ingressar na área e perceber que há um apoio para participar desses eventos”, ressalta. Além disso, a estudante relata que tem trocado informações e também percebe um potencial que nunca havia reparado.

O professor de computação e doutorando em Ciência Animal e Ciências Biológicas e mestre em Engenharia Elétrica, Renato Simões, recebeu o convite para ser mentor do evento, já que procuravam alguém com visão ampla da realidade do País.

Foi aí também que solicitaram a indicação de uma aluna para participar e Leandra, que tem uma participação ativa no IFSC (Campus Lages) e está sempre participando dos projetos de pesquisa. “É muito gratificante [participar] pois é uma forma de dar retorno do trabalho do nosso campus e mostrar ao Brasil a Serra Catarinense”, ressalta.

Para ele, como professor, é emocionante ver tantas mentes jovens, brilhantes e em diversas áreas trabalhando em conjunto para resolver problemas reais enfrentados na educação. “A versão deste ano, que visa o empoderamento feminino na ciência, torna o evento mais especial ainda, visto o momento que vivemos hoje”, acrescenta Renato.

Leandra fez todo o ensino fundamental e médio em escola pública. Cursou um técnico em análises químicas no IFSC, juntamente com o ensino médio. Como sempre gostou muito de química e a vontade de estudar utilizando um laboratório e Instituto, conseguiu isso.

“Me encontrei no curso e fiz vestibular para ingressar no curso de graduação em Tecnologia em Processos Químicos. Agora estou na quarta fase e atualmente também curso técnico em Biotecnologia, também no IFSC”, explica. Também foi bolsista de iniciação científica da Fapesc e está entrando com projeto de iniciação científica.

Como funciona o evento

O ConectaIF é um evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) em Brasília, de 7 a 10 de agosto. Cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será representada por uma estudante.

O objetivo é fortalecer a relação entre a instituição e o mundo do trabalho. No evento, pessoas de diferentes áreas de atuação podem conversar, trabalhar em conjunto, demonstrar seu potencial e fechar parcerias, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, instituições parceiras e público visitante.

O Desafio de Projetos proposto no ConectaIF busca criar, a partir de uma lista de materiais, kits didáticos para o ensino das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia no ensino médio. São quatro equipes – sorteadas no dia – com aproximadamente 10 estudantes. A apresentação acontece na sexta-feira, dia 10.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: