Conecte-se a nós

Esportes

Lageana pode integrar equipe sub-18 do Grêmio

Published

em

Mariele vai para Porto Alegre, onde passará por um período de treinamentos - Foto: Núbia Garcia

A notícia de que foi aprovada na avaliação técnica para a montagem da equipe feminina sub-18 do Grêmio, pegou a lageana Mariele Rodrigues de Moraes, 17 anos, de surpresa. Jogadora de futebol e futsal desde os 14 anos, ela já disputou os Jogos Comunitários de Lages (Jocol) e os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), e se inscreveu despretensiosamente para a peneira do tricolor gaúcho, que aconteceu no dia 5.

Jogando como atacante, Mariele saiu da peneira sem muitas expectativas, pois no tempo que passou em campo, não marcou nenhum gol. Após a avaliação técnica, ela foi informada de que levaria até duas semanas para que os nomes das selecionadas fossem divulgados. “Mas na terça-feira (7) eu estava na aula do técnico e vi pela internet que eu tinha sido selecionada. Quase chorei de emoção, fiquei muito feliz, mas demorou um tempo pra eu acreditar, pra cair a ficha”, conta.

Ao todo, 300 garotas se inscreveram na seletiva, 100 participaram e 22 foram aprovadas. De acordo com a assessoria de imprensa do Grêmio, agora Mariele vai participar, junto com as outras aprovadas, de um período de treinamentos que também será eliminatório. Se aprovada nesses treinamentos, ela passará a integrar a equipe sub-18. A assessoria informou que o período de treinamentos ainda não tem data definida, mas deve ocorrer entre o fim de maio e início de junho. Se entrar para a equipe, o primeiro torneio oficial que Mariele participará será o Brasileiro Sub-18, em julho, que já está na mira do tricolor.

Talento precoce

Mariele e a família sempre moraram no Bairro Penha e a garota sempre estudou na Escola Godolfin Nunes de Souza. Foi lá que ela conquistou, junto à equipe, o título de campeã dos Jesc no ano passado. O time chegou à etapa regional, mas terminou em segundo lugar e não conseguiu a vaga para o Estadual.

Em 2019, o time estudantil ficou com a terceira colocação na etapa municipal dos Jesc. “Ela é uma aluna muito dedicada e joga muito bem. Levo ela e outra aluna para participar dos Jesc desde quando elas ainda não tinham idade para competir, só pra acompanhar, porque são muito talentosas”, conta o professor de educação física Emerson Cherubin, que dá aulas para a garota há cinco anos

Apaixonada por matemática e educação física, de manhã Mariele cursa o terceiro ano do ensino médio no Goldofin, e a tarde faz o penúltimo semestre do curso técnico em Análises Químicas, no Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).

Na viagem para Porto Alegre, ela foi acompanhada da mãe Leni e da irmã Mariana, que também joga futebol. Mariana só não participou da seletiva do grêmio porque tem 19 anos. “Sempre fui gremista, assim como meu pai, minha mãe e minha irmã [só o irmão mais velho é vascaíno]. Quando vi na internet sobre a peneira pensei que poderia ser uma oportunidade, porque eu sempre gostei de futebol, mas eu não fui muito confiante. Cheguei lá e vi que era totalmente diferente do que eu pensava. A gente fica nervosa e nem sempre consegue dar o melhor. Mas o importante é que consegui me classificar”, completa.

Como funciona a peneira

Esta foi a primeira avaliação técnica para a montagem da equipe feminina sub-18. De acordo com release publicado no site do clube, a peneira aconteceu no Centro de Treinamento do Cristal. A avaliação foi realizada com o objetivo de encontrar atletas com idade entre 15 e 18 anos com talento para o futebol. A atividade teve confrontos entre times montados conforme as posições das candidatas e avaliação da comissão técnica das Gurias Gremistas. Assim como nas peneiras para a equipe adulta, as goleiras tiveram uma observação especial, sob a responsabilidade da preparadora de goleiras da equipe, Sol Farias.

De acordo com o responsável pela organização da avaliação e auxiliar técnico da equipe profissional, Yurinha, esse foi o primeiro passo para montagem da equipe.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook