Conecte-se a nós

Notícias

Juracy vai se mudar pela primeira vez depois de 60 anos

Published

em

Apesar da felicidade por se mudar para a nova casa, Juracy lamenta que não poderá levar o fogão a lenha - Fotos: Núbia Garcia

Com um sorriso que quase não cabe no rosto de tão grande, a aposentada Juracy Alves da Costa, 79 anos, prepara o almoço para a família em seu fogão a lenha, o fiel escudeiro por anos a fio. Na terça-feira (31/7), ela, filhos e netos fizeram uma das últimas refeições na cozinha da casa onde todos viveram por décadas.

A felicidade da aposentada salta aos olhos de quem a vê e tanta emoção tem motivo. Nesta quarta-feira (1º), ela recebe, junto a outras 199 famílias, as chaves de sua casa própria, no Condomínio Ponte Grande. A Prefeitura fará a entrega oficial das residências a partir das 9 horas, em uma cerimônia realizada no próprio condomínio.

Juracy é moradora da Rua Maria de Melo Kuster, no Bairro Santa Maria, há 60 anos. Foi ali que construiu sua vida e criou os filhos e netos. “Quando viemos morar aqui a casa ficava bem na ‘berada’ do rio. Uns anos mais tarde teve um prefeito que mandou aterrar e o nosso terreno aumentou, ficou com o dobro do tamanho, a gente pode até construir mais uma casa e a família ficou toda sempre pertinho”, conta referindo-se ao ano em que a margem do Rio Ponte Grande foi estendida.

A mudança da família já está agendada para acontecer na quinta-feira (2). O fogão a lenha que fica na cozinha onde todos costumam se reunir é o item de casa que Juracy mais vai sentir falta, pois não o instalará na nova casa. “Lá a cozinha é menor, não tem como colocar o fogão”, lamenta.

O que a conforta em meio a uma mudança tão grande (vai mudar de casa, de bairro e ainda deixar o fogão a lenha para trás) é que sua família continuará unida. Hoje eles moram no mesmo terreno no Bairro Santa Maria, que em breve deixará de existir para dar lugar à Avenida Ponte Grande.

Com a mudança para o Condomínio Ponte Grande, todos continuarão sendo vizinhos, pois conseguiram ficar com casas que estão localizadas uma ao lado da outra. “Como nossas casas vão ficar pertinho, logo a gente vai dar um jeito de construir uma cozinha maior pra poder instalar o fogão da vó, porque ela gosta de cozinhar e reunir todo mundo em casa”, confidencia a neta Silviane da Costa, 31 anos, que também pega hoje as chaves de sua nova casa.

Além de Juracy e Silviane, o filho da aposentada, João Pedro da Costa, e outra neta, Silmara da Costa, também vão morar no condomínio. Juracy, Silviane e João ficaram morando nas casas no Santa Maria, pois decidiram esperar o condomínio ficar pronto para sair de lá. Silmara optou receber o aluguel social e morou no Bairro Chapada enquanto a nova casa não era finalizada.

Com a mudança próxima, a terça-feira (31) foi de muito trabalho para a família da Costa, pois passaram o dia encaixotando pertences e desmontando móveis. “A gente está muito feliz porque vamos poder cuidar das nossas casas e fazer as coisas do nosso jeito. Vai ser bom porque a maioria dos nossos vizinhos continuarão por perto”, conclui Juracy.

Silviane passou boa parte da terça-feira encaixotando pertences da família e desmontando móveis para a mudança

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais