Geral

Jornal, uma ferramenta pedagógica!

Published

em

Lages, 14/06/2010, Correio Lageano

 


O projeto Lendo e Relendo, desenvolvido pelo Instituto José Paschoal Baggio, do Correio Lageano, tem por objetivo apresentar a alunos do ensino fundamental a importância da leitura diária. Por isso, o jornal tem sido incluído como uma ferramenta didática em dezenas de salas de aulas de escolas de Lages e região. O projeto é uma confirmação de que o incentivo à leitura não é apenas de responsabilidade dos órgãos públicos e sim da sociedade civil como um todo.


O colégio Aprender Brincando Jean Piaget, de Lages, adotou esta ideia, inscreveu todos os seus professores e toda semana recebe exemplares do Correio Lageano. Nessa escola, as estratégias pedagógicas, repassadas nos workshops do programa Lendo e Relendo, são aplicadas a 399 alunos.


Há mais de oito anos que o colégio trabalha com jornais em sala de aula e, segundo a diretora pedagógica Jane Rovares, essas atividades aprimoram o conhecimento dos alunos. “Eles se sentem à vontade para trazer as notícias para a sala de aula e interagir mais com o conteúdo”.


Para as séries iniciais, relata a diretora, quando os alunos aprendem os primeiros passos da leitura, conhecendo letras e numerais, os jornais tornam-se ferramentas fundamentais. “O jornal prende a atenção dos alunos dessa idade por causa do estilo das letras, do colorido das imagens. Tudo isso estimula a leitura e aprimora o vocabulário que, por consequência, desenvolve o espírito crítico. Eles perdem a vergonha e conseguem expor suas ideias, querendo mostrar o que conseguiram encontrar”, comenta a diretora da escola, lembrando que o jornal não é usado apenas em dobraduras ou recortes, mas também para atividades de enriquecimento do conhecimento.


Os professores da disciplina de geografia, por exemplo, desenvolveram um trabalho com os alunos sobre a Festa Nacional do Pinhão, onde cada um montou um caderno contando a história do evento, por meio de recortes e colagens. Além disso, os alunos estudaram sobre a previsão do tempo.


A aluna Cecília Manfran está na segunda série e tem apenas oito anos. Ela relata que uma das atividades que mais gostou de fazer com jornais foi a do sistema solar, na qual foram usados recortes, pois ela conseguiu entender melhor o assunto depois do trabalho prático. Todos os trabalhos estão expostos na parede da sala.


No mural do colégio também está exposto um trabalho sobre a origem da copa do mundo. Para este trabalho foram criados jograis, cartazes, bandeiras, o mascote da copa, molduras.


Na matéria de Educação Física o professor desenvolveu uma atividade avaliativa. O aluno Matheus Machado está na sexta série e conta que o desafio foi uma pesquisa das fundações de esporte, futebol e handebol, onde as respostas deveriam ser apresentadas com recortes dos jornais. Matheus diz que na página de esporte estava mais fácil encontrar as respostas, mas quando não tem eles leem outras matérias para complementar as respostas.

 

Fotos:

clique para comentar

Deixe uma resposta