Conecte-se a nós

Notícias

Inverno começa nesta quinta-feira

Published

em

Fotos: Mycchel Hudsonn Legnaghi / São Joaquim Online/Divulgação

O Inverno astronômico se inicia nesta quinta-feira (21). Mas os últimos dias do outono foram gelados e ensolarados em quase todo o Sul do Brasil. Isso porque, segundo o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, o inverno climático já havia iniciado em 12 de maio na Serra Catarinense. O tempo seco e céu com poucas nuvens predominou até quarta (20). Porém, temperaturas abaixo de 0°C foram registradas em municípios da região.

De acordo com o Climaterra, na quarta, em Bom Jardim da Serra, a temperatura chegou aos 6.3ºC negativos. Em São Joaquim, no Vale do Pericó, os termômetros registraram 4.6ºC negativos com ocorrência de geada.

Quinta, às 7h07, começa oficialmente o inverno, – a estação mais amada por quem gosta de frio e odiada por quem prefere calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os primeiros dias não terão grandes alterações de temperatura em relação ao outono.

Entre as características da nova estação, que vai até 21 de setembro, está a variação térmica. Contudo, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e começa a mudar o tempo na Região Sul.

A nova estação inicia com temperatura em elevação, alta de tarde, e ainda baixa na madrugada e noite. As Máximas variam entre 22 °C e 27°C na maior parte do Estado, e 18°C e 21°C na Serra, e as mínimas entre -2 °C e 1°C ao amanhecer com ocorrência de geada.

A nebulosidade aumenta e traz a condição de pancadas de chuva para quase todas as regiões catarinenses devido ao deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral de Santa Catarina.

Na sexta-feira (22), esta frente fria se afasta no mar, mas suas áreas de instabilidade ainda provocam chuva em Santa Catarina. A temperatura cai no estado, mas o frio não é intenso. Durante o sábado (23), outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul trazendo mais pancadas de chuva.

No domingo, a chuva desta frente fria se espalha também sobre Santa Catarina provocando temporais isolados no Estado, e na sequência declínio acentuado de temperatura. Não há indicativo de volumes elevados de chuva.

Para o fim do mês e início de julho, indicativo de tempo mais seco e temperatura em elevação, informa a Epagri/Ciram. Para agosto, as condições começam a mudar. As manhãs devem ser mais frias com temperaturas elevadas à tarde, e frio à noite. No final do inverno, em setembro, mesmo antes de a primavera começar, as temperaturas deverão voltar a subir.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: